domingo, 13 de julho de 2014

A IDEOLOGIA IMPEDE A AÇÃO

"Estamos preocupados com a reconciliação dos efeitos e não em deixar de lado as causas dos problemas."


O mundo está sempre próximo da catástrofe. Mas ele parece mais próximo agora. Vendo esta catástrofe se aproximando, muitos de nós se abrigam em ideias. Achamos que esta catástrofe, esta crise, pode ser resolvida com uma ideologia. A ideologia é sempre um impedimento para a relação direta, o que impede a ação. Nós queremos a paz apenas como uma ideia, mas não como realidade. Queremos paz no nível verbal, que é apenas o nível do pensar, embora o chamemos orgulhosamente de nível intelectual. Mas a palavra paz não é paz. A paz só pode existir quando a confusão que você e o outro fazem cessar. Nós somos apegados ao mundo das ideias e não à paz. Buscamos novos padrões sociais e políticos e não a paz; estamos preocupados com a reconciliação dos efeitos e não em deixar de lado as causas da guerra. Esta busca só vai trazer respostas condicionadas pelo passado. Este condicionamento é o que chamamos conhecimento, experiência; e os novos fatos são traduzidos, interpretados, de acordo com este conhecimento. Assim, existe conflito entre o que é e a experiência passada. O passado, que é conhecimento, não deve estar em conflito com o que é, que está sempre no presente. Então, isto não resolverá o problema, mas perpetuará as condições que criaram o problema.






J. Krishnamurti






Fonte: The Book of Life
http://www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

VIVER NESTE MUNDO ANONIMAMENTE

"O sucesso é muito mais importante para nós do que a compreensão e dissolução do sofrimento."

Não é possível viver neste mundo sem ambição, simplesmente sendo quem você é? Se você começar a compreender o que você é sem tentar mudar isto, então o que você é passa por uma transformação. Penso que se pode viver neste mundo anonimamente, completamente ignorado, sem ser famoso, ambicioso, cruel. Pode se viver muito felizmente quando nenhuma importância é dada ao ego; e isto também faz parte da educação correta. O mundo todo adora o sucesso. Você ouve histórias de como o menino pobre estudou a noite e, finalmente, se tornou juiz, ou como ele começou vendendo jornais e acabou multimilionário. Você é alimentado com a glorificação do sucesso. Com o empreendimento do grande sucesso há também grande sofrimento, mas a maioria de nós está presa no desejo de empreender, e o sucesso é muito mais importante para nós do que a compreensão e dissolução do sofrimento.






J. Krishnamurti





Fonte: The Book of Life
http://www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

PACIÊNCIA - ACEITAÇÃO

Quando fico muito ansioso pelos resultados de algo que está por vir, é como se eu tentasse comer o fruto verde. Tudo acontece de acordo com o seu próprio tempo e estação. Eu não posso ter a esperança de colher mangas fora da estação, quando a árvore nem sequer floresceu. Mas, quando surgir a primeira fruta haverá muito prazer em saboreá-la.

Quando somos gentis conosco, quando desaceleramos e dançamos suavemente a música da vida, os relacionamentos conosco e com os outros mudam. Conseguimos acalmar a autocobrança e serenizar as exigências em relação às pessoas. Permitimos ser o que somos e também aceitamos os limites dos outros. Aceitação torna a face mais bonita, o corpo mais relaxado. Traz harmonia a todos ao redor, aquietando a atmosfera.





Brahma Kumaris





Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal