segunda-feira, 14 de julho de 2014

O PROPÓSITO DA VIDA

Há muitas pessoas que lhe darão o propósito da vida; elas lhe dirão o que os livros sagrados dizem. Pessoas espertas continuarão inventando qual é o propósito da vida. O grupo político terá um propósito, o grupo religioso terá outro propósito, e assim por diante. Assim, qual é o propósito da vida quando você mesmo está confuso? Quando estou confuso, eu lhe faço esta pergunta: “Qual é o propósito da vida?” porque espero que através desta confusão, encontrarei uma resposta. Como posso encontrar uma resposta verdadeira quando estou confuso? Compreende? Se estiver confuso, só posso receber uma resposta que também é confusa. Se minha mente está confusa, se minha mente está perturbada, se minha mente não é bela, calma, qualquer resposta que eu receba será através da tela da confusão, angústia, e medo; portanto, a resposta será pervertida. Então, o importante não é perguntar “Qual é o propósito da vida, da existência?” mas esclarecer a confusão que está dentro de você. É como o homem cego que pergunta: “O que é luz?” Se eu lhe digo o que é luz, ele escutará de acordo com sua cegueira, de acordo com sua escuridão; mas suponha que ele é capaz de ver, então ele nunca perguntará “O que é luz?” Está ali. Do mesmo modo, se você puder clarear a confusão dentro de você mesmo, então descobrirá qual é o propósito da vida; você não terá que perguntar, não terá que procurar; tudo que você tem que fazer é estar livre daquelas causas que provocam confusão.





J. Krishnamurti





Fonte: The Book of Life
http://www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

PROCURAR O QUE FAZ BEM E MARAVILHA

Por que é que vos sentis tantas vezes pobres e sem recursos? Porque vos habituastes a olhar para baixo, isto é, a ver tudo o que é motivo de preocupações, de inquietações, de desgostos. Esqueceis-vos de olhar para cima, para onde se encontram a luz, a beleza, tudo o que pode dar um impulso à vossa alma e levá-la a descortinar os meios para ultrapassar as dificuldades. As preocupações e as dificuldades existirão sempre, seja o que for que façais; é inútil lutar contra elas, pois vós é que ficareis esmagados. O que fazer, então? Exatamente o que se faz contra as intempéries ou contra os insetos: arranja-se o equipamento adequado. Contra a chuva, usa-se um guarda-chuva; contra o frio, vestem-se roupas quentes; contra os mosquitos, põe-se uma rede mosquiteira ou usam-se produtos para os afastar. Pois bem, contra as dificuldades não há outra solução a não ser olhar para o alto a fim de receber a luz e a força. E olhar para o alto é também aprender a regozijar-se com aquilo que até aí se negligenciou. Procurai, em cada dia, descobrir alguma coisa que vos faz bem ou vos maravilha – pode ser um contacto com alguém, um acontecimento, um objeto, um pensamento –, colocai-o no vosso coração, na vossa inteligência, na vossa memória, e agradecei por o terdes encontrado no vosso caminho.





Omraam Mikhaël Aïvanhov






Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

A TRIBULAÇÃO PRODUZ FORTALEZA

"Sabendo que a tribulação produz fortaleza." - Paulo. (ROMANOS, 5:3)

Quereis fortaleza? Não vos esquiveis à tempestade.

Muita gente pretende robustecer-se ao preço de rogativas para evitar o serviço áspero. Chegada a preciosa oportunidade de testemunhar a fé, internam-se os crentes, de maneira geral, pelos caminhos largos da fuga, acreditando-se em segurança. Entretanto, mais dia menos dia, surge a ocasião dolorosa em que abrem falência de si mesmos.

Julgam-se, então, perseguidos e abandonados.

Semelhantes impressões, todavia, nascem da ausência de preparo interno.

Esquecem-se os imprevidentes de que a tempestade possui certas funções regeneradoras e educativas que é imprescindível não menosprezar.

A tribulação é a tormenta das almas. Ninguém deveria olvidar-lhe os benefícios.

Quando a verdade brilhar, no caminho das criaturas, ver-se-á que obstáculos e sofrimentos não representam espantalho para os homens, mas sim quadros preciosos de lições sublimes que os aprendizes sinceros nunca podem esquecer.

Que seria da criança sem a experiência? Que será do espírito sem a necessidade?

Aflições, dificuldades e lutas são forças que compelem à dilatação de poder, ao alargamento de caminho.

É necessário que o homem, apesar das rajadas aparentemente destruidoras do destino, se conserve de pé, desassombradamente, marchando, firme, ao encontro dos sagrados objetivos da vida. Nova luz lhe felicitará, então, a esfera íntima, conduzindo-o, desde a Terra, à gloriosa ressurreição no plano espiritual.

Escutemos as palavras de Paulo e vivamo-las!

Ai daqueles que se deitarem sob a tempestade! Os detritos projetados do monte pelas correntes do aguaceiro poderão sufocá-los, arrastando-os para o fundo do abismo.






Francisco Cândido Xavier / Emmanuel






Fonte: do livro "Vinha de Luz",14 ed., RJ, FEB, 1996, cap. 119
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal