sábado, 26 de julho de 2014

A CRIAÇÃO (OS REINOS E A EVOLUÇÃO)

A Criação é PERMANENTE. Deus, o Criador incriado, não para de agir e criar; tudo é movimento na Obra Universal. Deus não para de atuar em sua Obra, Ele esta sempre CRIANDO.

Os espíritos novos vem da evolução do reino animal, existe nos animais almas embrionárias em evolução para o reino hominal. Podemos dizer, para explicar melhor o fato, que existe um FETO ESPIRITUAL no corpo dos animais que esta se desenvolvendo e evoluindo para, mais tarde, se reencarnar em corpos hominais. É por isso que devemos respeitar e tratar bem dos animais, eles são nossos irmãos menores no campo da evolução.

Vou resumir algumas questões básicas.

1) Os animais são nossos irmãos menores na escala evolutiva; eles estão evoluindo para o reino hominal, assim como o ser humano esta evoluindo para o reino angélico. Tudo é evolução no universo, nenhum ser fica parado no processo evolutivo.

O corpo físico do homem é um produto evolutivo dos primatas ou macacos. O Mestre Kardec, no seu livro "A Gênese", explica que existe uma filiação corporal e espiritual entre o homem e os animais. O nosso corpo físico é uma evolução dos primatas. E o nosso espírito, antes de chegar ao reino hominal, passou pelo reino animal como principio inteligente. Nos animais não existe um espírito formado como o nosso. Existe um princípio inteligente ou princípio espiritual em processo de evolução para o reino humano. Quando esse princípio inteligente adquire raciocínio, senso moral e livre arbítrio torna-se um espírito formado, simples e ignorante, sem conhecimentos e sem virtudes. E ele passa a se reencarnar em corpos hominais, buscando a sua Evolução moral e intelectual. É pelas reencarnações sucessivas que os espíritos vão se depurando moralmente e intelectualmente até se tornarem Espíritos Iluminados ou Espíritos Superiores, que as religiões chamam de Anjos ou Arcanjos. Como disse o Mestre Kardec, do átomo até o Arcanjo existe uma cadeia evolutiva, na qual os Arcanjos (espíritos superiores) começaram pelos átomos.

Existe nos átomos um partícula espiritual em processo de evolução para o reino mineral, depois para o reino vegetal, depois para o reino animal. Quando essa partícula ou principio inteligente adquire raciocínio, senso moral e livre arbítrio, torna-se um espírito simples e ignorante, passando para o reino humano ou hominal. E quando esse espírito se ilumina, purifica-se no campo moral e no campo intelectual, torna-se um Anjo (Espírito Superior).

2) Portanto, todo Espírito Superior já foi um espírito simples e ignorante, de evolução primaria. Todo Espírito Superior já passou pelo reinos mineral, vegetal, animal e hominal. Buda, Jesus, Platão, Sócrates, Krishna, Hermes e outros Espíritos Superiores já foram espíritos inferiores, simples e ignorantes, de evolução primaria.

Deus é justo e imparcial e suas Leis são IGUAIS para todos os espíritos, não existem espíritos privilegiados na Obra Divina.

Todos os espíritos evoluem através de reencarnações sucessivas até se purificarem das suas imperfeições morais. Nenhum espírito é criado perfeito e puro, todos são criados IGUAIS simples e ignorantes. Um exemplo: o Mestre Jesus, hoje, é um Espírito altamente puro e superior, super evoluído; mas ele já foi um espírito inferior, simples e ignorante, e quando ele era um espírito simples e ignorante, cometeu seus erros e faltas no processo natural e normal da evolução espiritual. Jesus, Buda, Sócrates e outros Espíritos Superiores já foram pecadores morais.

3) O Mestre Leon Denis explana o seguinte: "a alma dorme no mineral, sonha no vegetal, agita-se no animal e desperta no homem."

Temos, de forma poética e filosófica, a evolução do princípio inteligente pelos reinos da natureza. Podemos afirmar o seguinte: do átomo ao reino animal temos a evolução do principio inteligente ou principio espiritual; do reino hominal ate o reino angélico temos a evolução do espírito. Tudo é harmonia, sabedoria e evolução na Obra Divina.

4) A evolução espiritual se processa pelo aprimoramento moral e intelectual. Evoluir é melhorar-se moralmente, praticar o bem, ser honesto, ser correto, ser cordial, ser educado, ser trabalhador, ser caridoso, ser solidário, ajudar os necessitados, amar e respeitar os animais, cultivar pensamentos elevados e puros, cultivar sentimentos nobres, combater os maus desejos, combater os vícios, combater os maus hábitos, combater os maus pensamentos, isso é EVOLUIR.

Evoluir é Vencer a si mesmo.
Evoluir é Vencer as suas próprias imperfeições morais.
Evoluir é iluminar-se.

5) A reencarnação é uma Lei da natureza, uma Lei natural e imutável do Grande Foco ou Deus. Essa Lei das reencarnações é a Lei do progresso moral e intelectual dos espíritos. Nenhum espírito é criado perfeito ou puro, todos são criados IGUAIS, todos possuem a mesma origem que é o Criador Incriado ou Grande Foco. Não existe espíritos privilegiados ou especiais na Obra Divina; todos, sem exceção, evoluem através de varias reencarnações, nas quais eles vão aprimorando-se no campo moral e no campo intelectual, até tornarem-se Espíritos Superiores e puros.

Partimos da impureza para a pureza. Cada encarnação é uma oportunidade de crescimento e conquistas. Demos saber valorizar a nossa vida terrena como uma grande escola de aperfeiçoamento. Estamos no mundo Terra para brilhar a nossa Luz (conquistar virtudes). A evolução é um processo de depuração. Ser bom, correto, honesto, educado, cordial, trabalhador, caridoso, solidário, combater os maus pensamentos, combater os vícios, combater os maus desejos, ajudar os necessitados, respeitar e amar os animais, isso tudo significa VIRTUDES que devemos adquirir em nossa jornada evolutiva. Evoluímos quando adquirimos as Virtudes divinas.

Nós somos filhos da Grande Luz, nós somos partículas de Luz emanadas do Grande Foco, e o nosso dever de espíritos encarnados é trabalhar para nosso desenvolvimento moral e intelectual. Vale a pena ser bom, praticar o bem, o amor e as virtudes porque sem as virtudes ficaremos travados em nossa evolução.

Todos os espíritos são criados iguais, simples e ignorantes e todos evoluem mediante múltiplas reencarnações, sem favores e sem privilégios, cada espírito evolui pelo seu próprio esforço e luta. Os Espíritos Superiores de hoje já foram no passado espíritos inferiores, simples e ignorantes; eles foram progredindo de igual forma que os outros espíritos.

Deus, o Grande Foco, é Justo e Imparcial, e suas Leis naturais e imutáveis são IGUAIS para todos os espíritos. Todos evoluem através de varias reencarnações; essa é a Lei. Espíritos altamente Puros e Superiores como já foram espíritos inferiores, simples e ignorantes, de evolução primaria, e eles evoluíram através de várias reencarnações. E os espíritos inferiores de hoje serão, no futuro, pela evolução moral e intelectual Espíritos Puros e Superiores.





Wilson Moreno





Fonte: Rede Amigo Espírita
http://www.redeamigoespirita.com.br/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

MORRA TODO DIA

O que é idade? É o número de anos que você viveu? Isso faz parte da idade; você nasceu em tal e tal ano, e hoje tem quinze, quarenta ou sessenta anos. Seu corpo envelhece e também sua mente quando está sobrecarregada com todas as experiências, misérias e aborrecimentos da vida; e tal mente não pode descobrir o que é verdade. A mente só pode descobrir quando é jovem, viçosa, inocente; mas inocência não é uma questão de idade. Não é só a criança que é inocente – ela pode não ser – mas a mente que é capaz de experimentar sem acumular o resíduo da experiência. A mente tem que experimentar, isso é inevitável. Ela tem que responder a tudo – ao rio, ao animal doente, ao corpo morto sendo levado para cremar, aos aldeões pobres carregando seus fardos ao longo da estrada, às torturas e misérias da vida – de outro modo ela já está morta; mas ela deve ser capaz de responder sem ficar retida pela experiência. É a tradição, o acúmulo de experiência, as cinzas da memória que envelhecem a mente. A mente que morre todo dia para as memórias de ontem, para todas as alegrias e sofrimentos do passado, tal mente é viçosa, inocente, ela não tem idade; e sem essa inocência, tenha você dez ou sessenta anos, não encontrará Deus.





J. Krishnamurti






Fonte: The Book of Life
http://www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal