segunda-feira, 4 de agosto de 2014

HORIZONTES DA MENTE

O poder da mente ultrapassa nossas acanhadas concepções terrenas. Nela está o germe de criações indescritíveis e o princípio de belezas imortais porque, por seu intermédio, flui o poder fantástico de Deus. Se assim podemos dizer, a mente humana é a mente do Criador na sua mais baixa vibração cósmica, no que diz respeito ao princípio da consciência. No entanto, para nós outros, é o mais alto grau de evolução terráquea, tanto expressando a engrenagem da razão, como ampliando os instintos para um caminho sobremaneira divino a fraternidade. 

Aproveitar esse dom maravilhoso é sinal de grandeza da alma. Educar os impulsos inferiores é sintoma de que o espírito começa a acordar para a luz. Iniciar o uso das faculdades, no serviço grandioso do amor e da caridade, é sinal de que a liberdade despertou o coração, para tornar o espírito imortal livre em todos os campos do saber… 

Querendo e sabendo, podereis revigorar vossas forças todos os dias, através de pensamentos construtivos, esforçando-vos para que eles plasmem as ideias, de modo a torná-las visíveis pelos fatos… 

O homem superior é uma mensagem viva do otimismo que ele mesmo acelera na engrenagem da mente, deixando-o filtrar em todas as expressões do corpo, já que todos os órgãos correspondem a esse ingente esforço, com harmonia qualitativa, na regência da alegria. 

O homem superior é aquele que desconhece o ódio, que esquece a ofensa, que perdoa sem condições a todos os ataques que, porventura, a ignorância lhe desfechar. É bom, sincero e justo. Conhece o poder que tem e sabe usá-lo tanto para seu benefício como para o conforto dos seus semelhantes. Respeita todas as leis, por saber que elas lhe asseguram a felicidade. Quando fala, parece que de sua boca sai algo encantador, usando o verbo como veículo mensageiro de esperança, de saúde e de coragem aos que o ouvem. Nunca é atingido pelo meio ambiente, por saber espiritualizar os fins.





João Nunes Maia / Miramez






Fonte: do livro "Horizontes da Mente"
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal