segunda-feira, 22 de setembro de 2014

UNIÕES ANTIPÁTICAS

O Livro dos Espíritos - Questões 939 e 940

939. Uma vez que os Espíritos simpáticos são induzidos a unir-se, como é que, entre os encarnados, frequentemente só de um lado há afeição e que o mais sincero amor se vê acolhido com indiferença e, até, com repulsão? Como é, além disso, que a mais viva afeição de dois seres pode mudar-se em antipatia e mesmo em ódio?

"Não compreendes então que isso constitui uma punição***, se bem que passageira? Depois, quantos não são os que acreditam amar perdidamente, porque apenas julgam pelas aparências, e que, obrigados a viver com as pessoas amadas, não tardam a reconhecer que só experimentaram um encantamento material! Não basta uma pessoa estar enamorada de outra que lhe agrada e em quem supõe belas qualidades. Vivendo realmente com ela é que poderá apreciá-la. Tanto assim que, em muitas uniões, que a princípio parecem destinadas a nunca ser simpáticas, acabam os que as constituíram, depois de se haverem estudado bem e de bem se conhecerem, por voltar-se, reciprocamente, duradouro e terno amor, porque assente na estima! Cumpre não se esqueça de que é o Espírito quem ama e não o corpo, de sorte que, dissipada a ilusão material, o Espírito vê a realidade."

"Duas espécies há de afeição: a do corpo e a da alma, acontecendo com frequência tomar-se uma pela outra. Quando pura e simpática, a afeição da alma é duradoura; efêmera a do corpo. Daí vem que, muitas vezes, os que julgavam amar-se com eterno amor passam a odiar-se, desde que a ilusão se desfaça."


940. Não constitui igualmente fonte de dissabores, tanto mais amargos quanto envenenam toda a existência, a falta de simpatia entre seres destinados a viver juntos?

"Muito amargo, com efeito. Essa, porém, é uma das infelicidades de que sois, as mais das vezes, a causa principal. Em primeiro lugar, o erro é das vossas leis. Julgas, porventura, que Deus te constranja a permanecer junto dos que te desagradam? Depois, nessas uniões, ordinariamente buscais a satisfação do orgulho e da ambição, mais do que a ventura de uma afeição mútua. Sofreis então as consequências dos vossos prejuízos."


940a. Mas, nesse caso, não há quase sempre uma vítima inocente?

"Há, e para ela é uma dura expiação. Mas, a responsabilidade da sua desgraça recairá sobre os que lhe tiverem sido os causadores. Se a luz da verdade já lhe houver penetrado a alma, em sua fé no futuro haurirá consolação. Todavia, à medida que os preconceitos se enfraquecerem, as causas dessas desgraças íntimas também desaparecerão."


*** minha obs.: os termos mais adequados atualmente seriam: "resgate", "compensação", "ajuste", "correção", "educação" etc.





Allan Kardec






Fonte: do livro "O Livro dos Espíritos", FEB, 1995
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

SOB DIFERENTES FORMAS TODOS OS MESTRES ENSINAM AS MESMAS VERDADES

Certas pessoas reconhecem que precisariam de ser guiadas, mas receiam cair nas mãos de charlatães, seres desequilibrados, fraudadores, que procuram fazer-se passar por Mestres espirituais. É verdade que se pode encontrar indivíduos desses, mas, se receais que um guia vivo vos transvie, abuse de vós, podeis sempre virar-vos para aqueles já deixaram a Terra. As obras de todos os Iniciados e todos grandes Mestres da humanidade estão à vossa disposição, as prateleiras das bibliotecas estão cheias delas, e, sob diferentes formas, eles ensinam todos as mesmas verdades. Então, lede essas obras e procurai inspirar-vos com elas. Ninguém vos censurará por não terdes percorrido o mundo à procura de um Mestre vivo. Mas nada vos justificará se ficardes estagnados na mediocridade e no erro com o pretexto de que nunca encontrastes ninguém capaz de vos guiar. O Céu nunca deixou transviar-se quem procura progredir sinceramente.





Omraam Mikhaël Aïvanhov






Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

ALCANÇAR A LUZ DO DIVINO

Às vezes estamos com tanta pressa que esquecemos de vivenciar aqueles pequenos momentos de consideração para com os demais, mas, se tivéssemos dado uma parada para fazê-lo, poderíamos ter evitado muito sofrimento para nós e para os outros. Às vezes, estamos com tanta pressa que esquecemos que gentileza ao longo do caminho pode ter mais valor do que o objetivo que estamos tentando atingir.

Nossa vida é, essencialmente, apenas um punhado de coisas que fizemos que trouxeram prazer para os outros. E é nesses momentos que alcançamos a Luz do Divino.

Pare e pergunte a si mesmo: Estou me colocando à disposição das pessoas ao meu redor, vendo como posso ajudá-las para que tenham um dia melhor? Ou estou pensando apenas em mim e no que preciso que seja feito?

São perguntas simples, é verdade, mas, se levadas devidamente em consideração, podem mudar nosso destino ou o destino de outra pessoa.




Karen Berg





Fonte: Centro de Cabala
www.kabbalah.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal