sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

BOA VONTADE - CARÁTER - DESTEMOR - CORAGEM

Boa vontade inclui boa fé no eu, nos outros e nos resultados positivos dos desafios da vida. Vem da absorção dos valores como a paz, amor, honestidade, generosidade, cooperação, justiça, não-violência e tolerância. Boa vontade é quando cada indivíduo cultiva e sustenta a força interior para resistir às negatividades que estão dentro como ciúme, medo, egoísmo e arrogância. Quando uma pessoa assume a responsabilidade de preencher o eu com recurso divino, o vazio e os desejos diminuem. (Dadi Prakashmani, Call of the Time,  Purity, September 2003)

Veja como o dia fica fácil quando você transita livremente sem ser afetado pelas atitudes negativas dos outros. Quando você aprende a ficar estável, você não apenas poupa energia mas também percebe sua força mental aumentar. Quando há força na mente e estabilidade há maturidade e caráter. A força do caráter depende da sua habilidade de ficar inabalável diante das situações adversas.

Destemor vem quando há o poder da verdade dentro de nós. Quando somos constantemente verdadeiros não temos nada a temer. É o poder da verdade que nos faz manter a fé e a coragem e nos capacita a enfrentar os desafios no dia a dia. Quando nos certificamos de que nossas ações são baseadas na verdade, mesmo que as coisas deem erradas, ainda assim, permaneceremos destemidos. Para isso é preciso sempre relembrar que temos o poder da verdade conosco e que seremos vitoriosos, sejam quais forem os desafios que surjam no caminho.

Sem qualquer aviso prévio, testes e obstruções surgirão para aqueles que estão arrumando a casa interior. Não fique surpreso com os acontecimentos. Não tenha medo. Continue caminhando com coragem, você não está sozinho. Para cada passo que dá, você recebe milhões de passos de ajuda. Se até o solo infértil pode produzir frutos após uma boa adubação por que você, mestre autoridade todo-poderosa, não poderia transformar qualquer dificuldade no trampolim da vitória?




Brahma Kumaris





Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

MEDO - VERDADEIRA NATUREZA E SUPERAÇÃO

Desejo e decepções estão na ordem do dia. A vida humana para a maioria das pessoas parece estar cheia de medo. Vários tipos de medos assombram onde quer se esteja, no que quer que se faça.

Como se pode escapar do medo?

Mesmo os pequenos objetos de felicidade que alguém parece obter da vida estão associados ao medo de perdê-los em breve!

Pecado e mérito, alegria e tristeza, ganhos e perdas, luz e trevas são pares de opostos que todo ser sofre durante sua vida.

Verdadeiramente falando, a ausência de um (tristeza) indica a presença de outro (alegria)!

O Santo Adi Shankara esclareceu melhor: "Onde não há apego, não haverá medo!" Como se pode atingir esse estado? Atingindo a proximidade com o Divino! Ele ainda exortou: "Afugente o medo cultivando desapego (Vairagya) e caminhando em direção ao Eu Superior. É através da Auto Realização que você pode entender a verdadeira natureza do medo e superá-lo.




Sathya Sai Baba





Fonte: http://www.sathyasai.org.br/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal