domingo, 14 de dezembro de 2014

PACIÊNCIA - CONTENTAMENTO - APRECIAÇÃO

Sem paciência perdemos a esperança na transformação. Às vezes, ao caminhar, deparamo-nos com locais que nos fazem escorregar. E de repente nos sentimos fora da rota, com pensamentos, palavras ou comportamentos incorretos. O processo de auto-realização não é uma corrida de poucos metros, é uma longa jornada de muitos quilômetros. Precisamos aprender a andar. Onde há paciência existe paz. Onde há paz existe amor. Essa é uma experiência totalmente nova sobre o que significa ser humano.

A razão para o descontentamento é a falta de realização. Quando uma pessoa está preenchida, ela é capaz de dar algo aos outros. Mas se falta algo, não é possível dar. Contentamento significa estar preenchido. Deus está sempre preenchido, por isso Ele é chamado de Oceano. Um rio às vezes seca, mas oceanos não. Torne-se então um mestre oceano como o Pai. Seja contente e dance de felicidade. Assim não haverá conflito nos seus relacionamentos. E mesmo que haja conflito com alguém, você não se afetará por isso. Obstáculos ou confusão serão como um jogo. Mesmo problemas serão um meio de diversão porque você tem conhecimento. Devido a sua fé constante, você será sempre vitorioso e contente.

Apreciação é ser grato à vida pela chance de experimentá-la sem expectativas, sem apegos. Quando há apego não pode haver apreciação. Na polaridade entre estar extremamente envolvido ou distante de algo ou alguém, não pode haver apreciação. Então, apreciação é deixar as coisas serem, permitir que as coisas aconteçam. É viver na contínua maravilha de experimentar um estado agradecido sem a palavra “obrigado” em nossas mentes. (Luis Riveros)

Ter o pensamento de querer algo ou de querer que algo aconteça resulta em expectativa. Assim, a lista de expectativas nunca termina. Então, eu preciso aprender a apreciar e aceitar. Esta é a realidade da realeza. Todo mundo é bom. Eu tenho que apreciá-los. A fim de apreciar, eu preciso de um intelecto claro. Eu preciso praticar a consciência de alma. Dessa forma, sentimentos reais de reconhecimento e gratidão vão emergir do meu coração. (Dadi Janki)




Brahma Kumaris





Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

REENCARNAÇÃO - MISSÃO - VIDA ETERNA - OPORTUNIDADES

Quando se encontram subitamente mergulhadas em situação bastante complicadas, muitas pessoas tomam consciência da sua ignorância, da sua fraqueza, da sua impotência face aos acontecimentos, e dizem para si próprias «Se eu tivesse sabido!...» Elas poderiam ter sabido, pois em certo momento foram-lhes dadas boas condições para aprenderem, para se exercitarem, para se reforçarem, e elas tinham consciência disso. Mas negligenciaram essas condições: abandonar os velhos hábitos exige muitos esforços e houve outras atividades, outros projetos, que foram mais tentadores para elas. Agora estão num impasse!Perguntareis vós: «E, se tivermos deixado passar essas boas condições, agora é demasiado tarde? Está tudo definitivamente perdido?...» Não, nunca é demasiado tarde, o caminho da vida é longo, infinito, e ser-vos-ão dadas outras condições favoráveis, nesta existência ou numa outra. Procurai, então, não as deixar passar, para não terdes de dizer de novo: «Se eu tivesse sabido!...»

Mesmo quando os humanos deixaram de acreditar em deuses que faziam banquetes em que lhes serviam néctar e ambrósia, a busca de um elixir, de uma bebida da imortalidade, continuou a ser alvo do seu interesse e ainda o é atualmente. Na realidade, este elixir está espalhado por toda a Terra, na água, no ar e, sobretudo, nos raios solares. É, pois, aí que nós podemos recolhê-lo, aprendendo a utilizar com sabedoria e amor o que o Criador pôs à nossa disposição na natureza. Pode-se compreender que cada um queira manter-se vivo e com saúde durante o máximo de tempo possível, mas a vocação do ser humano não é ficar indefinidamente na Terra; mais cedo ou mais tarde, ele tem de deixar o seu corpo físico. Diz-se que ele morre, mas, na realidade, ele continua a viver: pelo seu espírito, ele está vivo. Ele aspira à imortalidade porque, no fundo de si mesmo, tem a intuição de que é realmente imortal. Mas é no seu espírito que ele é imortal, não no seu corpo físico. A consciência da imortalidade, tal como a consciência da eternidade, é para o homem uma conquista da vida espiritual. Então, se ele aprender a dar às suas atividades quotidianas uma dimensão mais vasta, um significado mais elevado, pouco a pouco conseguirá saciar a sua sede nas fontes da vida eterna.

Aqueles que sentem a necessidade de trabalhar para o bem da humanidade não devem questionar-se sobre se vão ser bem ou mal sucedidos, pois isso introduz neles uma hesitação, uma dúvida, que trava o seu impulso. Eles devem trabalhar, pura e simplesmente! A história dos povos ensina-nos que não se pode fazer juízos sobre o valor dos seres tendo como único critério os seus sucessos ou os seus insucessos. Aqueles que conseguiram sucesso não foram necessariamente os mais grandiosos e os que não foram bem-sucedidos não são seres menos elevados. O seu exemplo alimentou o impulso de muitos outros, eles foram como que uma semente, um fermento; um dia, o objetivo é atingido e ainda melhor do que eles esperavam. Cada criatura vem à Terra com uma determinada missão e, muitas vezes, aqueles que estão encarregues das missões mais grandiosas estão destinados a não obter sucesso, pelo menos aparentemente. Mas eles prepararam o terreno – e isso é o mais difícil – para outros que, beneficiando dos seus esforços, serão bem-sucedidos. Por isso, aqueles que obtêm sucessos devem pensar com reconhecimento em todos os homens e mulheres que, antes deles, trabalharam para que esses sucessos fossem possíveis. Esses homens e essas mulheres fizeram sacrifícios, por vezes até foram vítimas, mas pode acontecer que eles venham numa outra vida recolher o fruto do seu trabalho.




Omraam Mikhaël Aïvanhov





Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

MEDITAÇÃO: SÓ UMA MENTE LIVRE PODE PENETRAR NO PRÓPRIO CORAÇÃO DO IMENSURÁVEL

Meditação implica uma qualidade de mente que pode atentar completamente, portanto, uma mente que pode estar completamente imóvel. A mente está sempre tagarelando, sempre falando, ou para si mesma, dentro de si ou para alguém, sempre em movimento. Como pode uma mente que fica tagarelando sem parar perceber alguma coisa? Apenas a mente que está completamente atenta tem a energia integral para observar, pois você precisa de tremenda energia para observar. Os monges religiosos e outros dizem que você não pode desperdiçar energia; por isso, se você quer ser santo, nenhum sexo. E quando você se torna celibatário e faz votos de celibato, há confusão em você, porque você está negando todo o sistema biológico e há desperdício de energia. Você fica lutando, lutando, lutando. Ou vai para o outro extremo, cede, o que é outra forma de gastar energia. Por outro lado, se você está atento, esta é a maior forma de somar energia. Isto significa intensidade, paixão, e você não pode ser apaixonado se está gastando. Sem nenhum esforço a mente pode se tornar completamente quieta e, assim, cheia de energia sem qualquer distorção. (Talks and Dialogues in Sydney, 1970)

Não faça da meditação uma coisa complicada; ela é, realmente, muito simples e porque é simples, é muito sutil. Sua sutileza fugirá da mente se a mente abordá-la com todos os tipos de ideias fantasiosas e românticas. Meditação, realmente, é penetrar no desconhecido, e assim o conhecido, a memória, a experiência, o conhecimento que ela adquiriu durante o dia, ou durante milhares de dias, deve findar. Pois só uma mente livre pode penetrar no próprio coração do imensurável. Então meditação é tanto penetrar como findar o ontem. O problema começa quando perguntamos como findar o ontem. Realmente não existe “como”. O “como” implica um método, um sistema e é este próprio método e sistema que condicionaram a mente. Apenas veja a verdade disto. Liberdade é necessária – não “como” ser livre. O “como ser livre” apenas escraviza você. (Beyond Violence, 54)

Será que você já caminhou ao longo de uma rua cheia, ou uma estrada solitária, e simplesmente olhou para as coisas sem pensamento? Existe um estado de observação sem a interferência do pensamento. Embora você esteja consciente de tudo a sua volta, e reconheça a pessoa, a montanha, a árvore, ou o carro chegando, a mente não está funcionando no padrão usual do pensamento. Não sei se isto já aconteceu a você. Tente isto alguma vez quando estiver dirigindo ou caminhando. Apenas olhe sem pensamento; observe sem a reação que gera pensamento. Embora você reconheça cor e forma, embora veja o riacho, o carro, a cabra, o ônibus, não há reação, mas simplesmente observação negativa; e esse próprio estado chamado observação negativa é ação. Tal mente pode utilizar o conhecimento para executar o que ela tem que fazer, mas está livre do pensamento no sentido de que não está funcionando em termos de reação. Com tal mente, uma mente que está atenta sem reação, você pode ir ao escritório, e todo o resto. (Collected Works, Vol. XIV, 205, Choiceless Awareness)





J. Krishnamurti






Fonte: http://www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura:
http://www.taringa.net/posts/ciencia-educacion/16865761/Jiddu-Krishnamurti.html
http://fightlosofia.com/krishnamurti-en-imagenes-krishnamurti-in-pictures/