quinta-feira, 27 de agosto de 2015

O QUE SE QUER DIZER COM DHARMA?

Campos e bosques bonitos se degeneram pela negligência e logo se tornam arbustos irreconhecíveis e selva espinhosa; árvores finas são lavradas por homens gananciosos e a forma da paisagem é alterada. Com o passar do tempo, as pessoas se acostumam com o novo estado das coisas. Isso aconteceu com o Dharma também. Incompreendidas pela inteligência incompetente, emoção desenfreada e raciocínio impuro, as escrituras foram grosseiramente diluídas e sua glória tem sofrido gravemente. Assim como as gotas de chuva do céu azul claro ficam coloridas e contaminadas quando caem no solo, a mensagem imaculada dos rishis antigos, a exemplo de suas obras luminosas, e dos impulsos imaculados brilhantes por trás de suas ações, foram todos transformados em caricaturas feias da grandeza original, devido a intérpretes incultos e acadêmicos. Assim, cada um de vocês deve se familiarizar com as linhas gerais do Dharma, expostos nos Vedas, Shastras e Puranas. (Dharma Vahini, Capítulo 1)

Quem subjuga o egoísmo, conquista os desejos egoístas, destrói os sentimentos e impulsos bestiais, e abandona a tendência natural de considerar o corpo como o Eu Superior, está certamente no caminho do Dharma; ele sabe que o objetivo do Dharma é a fusão da onda no mar! Em todas as atividades mundanas, você deve ter cuidado para não ofender o decoro, ou as normas das boas maneiras; não deve contrariar o chamamento da Voz Interior, você deve estar preparado em todos os momentos para respeitar os ditames adequados da consciência; deve prestar atenção a seus passos para ver se está no caminho de outra pessoa; deve estar sempre vigilante para descobrir a verdade por trás de toda essa variedade cintilante. Esse é seu dever, seu Dharma. O fogo ardente de Jnana, que nos convence que tudo isso é Brahman (Sarvam Khalvidam Brahma) consumirá a cinzas todos os traços de seu egoísmo e apego mundano. (Dharma Vahini, Capítulo 1)

O que se quer dizer com Dharma? Qual é a sua essência? Será que as pessoas comuns têm uma vida feliz e sobrevivem se elas se fixarem ao Dharma? Estas dúvidas confundem a mente das pessoas no decurso natural de suas vidas. Esclarecê-las é necessário, até mesmo urgente. Assim que a palavra Dharma é mencionada, as pessoas a relacionam a dar esmola, fornecer comida e abrigo aos peregrinos, fidelidade a uma profissão ou ofício tradicional, fidelidade às leis da natureza, discernimento entre certo e errado, a busca de sua natureza inata acima das aberrações de sua própria mente, a realização dos desejos mais queridos da pessoa, etc. Naturalmente, faz muito, muito tempo desde que o rosto impecável de Dharma foi maculado além do reconhecimento. Agora, quem pode curar a presente cegueira? Todos! Tudo que se precisa fazer é destruir a besta sêxtupla dos inimigos internos, que conduz aos desastres através de atrações de luxúria, ira, ganância, ilusão, orgulho e ódio. Só então, o Dharma pode ser restaurado. (Dharma Vahini, Capítulo 1)




Sathya Sai Baba





Fonte: http://www.sathyasai.org.br/
Fonte da Gravura: Grev Kafi (the pseudonym of two symbolist painters, Evdokia Fidel'skaya and Grigoriy Kabachnyi, a married couple, that work in co-authorship)
http://www.grevkafi.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário