quinta-feira, 5 de março de 2015

A PSICOLOGIA DA RAIVA

A psicologia da raiva é que você queria algo e alguém lhe impediu de conseguir isso. Alguém veio como um bloqueio, como um obstáculo. Toda sua energia estava indo conseguir algo e alguém bloqueou a energia. Você não conseguiu o que queria. Agora essa energia frustrada transforma-se em raiva… raiva contra a pessoa que destruiu a possibilidade de realizar seu desejo.

Você não pode impedir que a raiva aconteça porque ela é um subproduto, mas você pode fazer algo para que o subproduto (raiva) não aconteça de jeito nenhum.

Na vida, lembre-se de uma coisa: nunca deseje coisa alguma tão intensamente como se isso fosse uma questão de vida ou morte. Seja um pouco brincalhão. Não estou dizendo, não deseje – porque isso se tornará uma repressão em você. Estou dizendo, deseje, mas deixe seu desejo ser brincalhão. Se você puder realizá-lo, ótimo. Se você não realizá-lo, talvez não fosse o tempo certo; veremos da próxima vez. Aprenda algo da arte de brincar.

Ficamos tão identificados com o desejo que quando este é bloqueado ou impedido nossa energia pega fogo; ela lhe queima. E nesse estado de quase insanidade você pode fazer alguma coisa da qual você irá se arrepender. Isso pode gerar uma série de eventos que toda sua vida pode ficar enrolada nisso. Devido a isso, por milhares de anos, eles ficaram dizendo, “Sejam sem desejos”. Agora isso está pedindo por algo desumano. Mesmo as pessoas que disseram, “Sejam sem desejos” também deram a vocês um motivo, um desejo: se você ficar sem desejos você irá alcançar a suprema liberdade da moksha, nirvana. Isso também é um desejo.

Você pode reprimir um desejo por algum outro desejo maior, e você pode até esquecer que você ainda é a mesma pessoa. Você só mudou o alvo. Certamente, que não há muitas pessoas que estejam tentando conseguir moksha, assim você não terá muita competição.

De fato, as pessoas ficarão muito felizes porque você partiu em direção a moksha – um competidor a menos na vida. Contudo, no que se refere a você nada mudou. E se alguma coisa pode ser criada que possa perturbar seu desejo por moksha, de novo a raiva pegará fogo. E dessa vez será bem maior, porque agora o desejo é muito maior.

A raiva é sempre proporcional ao desejo.
(...)



Osho




Fonte: The Sword and the Lotus, Discurso #9
http://www.osho.com/pt/read/featured-articles/emotional-ecology/the-psychology-of-anger
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal