quinta-feira, 12 de março de 2015

A VERDADEIRA ESCRAVIDÃO

O Imperador Bali demonstrou pela natureza de sacrifício que aquele que sacrifica tudo atingirá moksha (liberação). O verdadeiro sacrifício envolve duas coisas: em primeiro lugar, perceber a causa de nossa escravidão nesta vida e, segundo, acabar com essa escravidão. As pessoas pensam erroneamente que riqueza, família, etc. são suas amarras e que, cortando as conexões com elas, serão capazes de sacrificar tudo e se tornarem elegíveis para alcançar moksha. Mas estas não são a verdadeira escravidão. Verdadeira escravidão é a própria ignorância em identificar-se com o corpo. Aquele que se livra deste cativeiro, como Bali fez, atingirá moksha. Para livrar-se deste cativeiro, a purificação do coração é extremamente necessária. Nesta Kaliyuga, namasmarana (constante lembrança de Deus) é a maneira mais fácil de purificar a mente; e entregar-se a Deus com uma mente pura é o caminho certo para alcançar moksha.

As pessoas pensam que desistir de casa e lar é renúncia. Isso não é o que Vairagya (desapego) significa. Tudo o que fazemos deve ser feito em um espírito de boa vontade e de serviço. Deve ser para o bem-estar da nação. E o bem-estar de todos deve ser encarado como o lema da nação. Desde tempos muito antigos, os Bharatiyas (indianos) viveram conforme o ideal: "Que todos os mundos sejam felizes!" Para defender este ideal, governantes, acadêmicos, sábios e todas as pessoas fizeram muitos sacrifícios. Hoje, o espírito de sacrifício não pode ser visto em qualquer lugar. Atualmente, o egoísmo é a raiz de toda a crueldade e violência. Tudo o que temos neste século são pelejas, disputas, tumultos e violência. Egoísmo alcançou seu ápice. Manifestações do Amor Divino! Livrem-se do egoísmo. Considerem-se membros integrantes da sociedade. Desenvolvam a fé de que o seu bem-estar está vinculado ao bem estar de todos.




Sathya Sai Baba





Fonte: http://www.sathyasai.org.br/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

O SIMBOLISMO DAS PEDRAS PRECIOSAS

As pedras preciosas pertencem ao elemento terra. Elas são o produto de todo o trabalho que a terra é capaz de realizar, por isso foram escolhidas como símbolos das virtudes que o homem pode adquirir se aprender a trabalhar sobre a sua própria matéria.

O costume de pôr pedras preciosas nas vestes dos sacerdotes e nas coroas dos reis vem do conhecimento deste simbolismo: elas representam as qualidades e as virtudes que esses reis devem ter para exercerem condignamente o seu cargo. A cada virtude corresponde uma pedra: à sabedoria, o topázio; à paz e à harmonia, a safira; ao amor, o rubi; etc.

Não procuremos verificar se esses altos personagens merecem trazer em si tais tesouros, é o simbolismo que conta.

E os reis da terra, os papas e os cardeais têm na sua cabeça ornamentos com pedras preciosas precisamente porque há pedras preciosas colocadas na coroa do Senhor da Criação. Essas pedras são os anjos, os arcanjos, as divindades…





Omraam Mikhaël Aïvanhov





Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

SOMENTE QUANDO NÃO EXISTE O MEDITADOR A MEDITAÇÃO ACONTECE

Em meditação, desfrute não fazer nada. Esteja em estado de perfeita passividade — então você estará em harmonia com o mundo.

As formas-de-pensamento dissolvem-se automaticamente porque elas não podem existir com a passividade total: elas são formas de uma mente viciada em atividade, e com elas o ego se dissolve — porque ele não pode existir sem formas-de-pensamento.

O ego não é nada mais que o centro de um redemoinho constantemente revolvendo formas-de-pensamento.

Permaneça na passividade, isto é, no estado absoluto de não-fazer, e a meditação se aprofunda a ponto de não existir mais o meditador; e lembre-se de que somente quando não existe o meditador a meditação realmente acontece.

Se você é, então não há meditação, e quando existe meditação você não é.




Osho





Fonte: "Uma Xícara de Chá"
http://www.palavrasdeosho.com/
Fonte da Gravura:
http://www.iosho.co.in/index.php/category/photos/

DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO

Há muitos tipos de orações e formas de rezar.

Por exemplo, existem o que consideramos "orações intelectuais". São orações escritas, têm palavras especificas, que aparecem em uma ordem específica. Os kabalistas estão familiarizados com orações intelectuais especificas que, ao serem combinadas com a intenção certa, podem destrancar os portões dos Mundos Superiores e permitir que essas orações sejam levadas pelos anjos ao Criador.

Existe também o que é conhecido como "orações do coração". Quando oramos com o nosso coração, estamos dizendo: "Ouça Deus, eu sei que provavelmente não sou merecedor disso, mas não tenho outras soluções. Por favor, Deus, me ajude... ajude meu filho... ajude minha família... Por favor, me ajude, porque estou perdido e não sei como encontrar a Luz."

Na Bíblia, quando a irmã de Moisés, Miriam, teve lepra e Moisés disse com todo seu coração: "El na refá na la" (que significa "Cure-a agora."), estas poucas e simples palavras resumiram toda a oração - e o fim da doença.

O que quero dizer com isso?

Talvez não tenhamos as palavras, e tampouco tenhamos conhecimento sobre todas as orações que existem neste mundo. Mas quando estamos vazios por dentro e pedimos ajuda ao Criador, Ele nos ouve, independente de qualquer coisa.




Karen Berg





Fonte: Centro de Cabala
www.kabbalah.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

AMIZADE - ALMA - PERDÃO - GENEROSIDADE - CARIDADE

Amigo é alguém que fala ao nosso coração. Mesmo se houver uma diferença nas habilidades, papéis ou posições, há uma visão de igualdade que não permite nenhum sentimento de superioridade ou inferioridade. Há tal proximidade respeitosa que um não invade a personalidade do outro. As fraquezas são vistas como algo alheio que, na hora apropriada, deixarão de existir. Você não necessita provar-se para um amigo, pois você é amado como é, e o que você é basta.

Amizade é a base de qualquer relacionamento genuíno.  Mas eu preciso começar comigo. Eu sou gentil e amoroso comigo? Meus pensamentos, sentimentos, atitudes, palavras e ações são amigos uns dos outros? Ou eles se contradizem e saem do controle? Harmonia interior e honestidade fazem fluir a amizade entre mim e o mundo exterior – não apenas o mundo das pessoas que fazem parte da minha vida mas os mundos do tempo, natureza e matéria. Criar esse tipo de parceria, no qual eu me sinto positivamente conectado a todos os outros aspectos da vida, proporciona um sentimento grandioso chamado de realização. (Dadi Janki)

É essencial dar tempo para observar o que acontece na mente, caso contrário, nossos pensamentos, que são nossa criação, podem ter controle sobre nós. A chave é saber quem é que está criando, sentindo e levando consigo esses pensamentos. Enquanto os cientistas encontram respostas sobre o mundo exterior, precisamos nos voltar para a espiritualidade para conhecer o eu interior. Sou uma alma, um ser eterno, aquele que cria os pensamentos, processa-os em palavras e ações e vivencia seus resultados. Eu não sou os pensamentos.

Perdão é como uma pétala de flor. Ressentimento é uma doença que acaba com a paz mental. Aqueles que desejam nos prejudicar emitem uma energia poderosa cuja raiz está na sua própria dor e raiva. Na verdade eles estão prejudicando a si mesmos. Quando perdoamos, enviamos energia curativa e amorosa. Elevamos os sentimentos negativos dos outros ao lançar um raio de luz em seus corações. Esse raio reflete de volta para nós e assim nos tornamos mais fortes.

Perdão é mover-se pacificamente em direção ao que é bom e melhor. Perdão derrete a dureza do coração dos outros. Em um primeiro momento, nosso perdão poderá confundi-los. As pessoas podem até nos considerar ingênuos. Mas com o tempo, elas acabam apreciando e valorizando este supremo ato de gentileza. (BK Anthony Strano, The power of forgiveness, Purity, June 2003)

Generosidade é mais do que dar dinheiro ou coisas materiais. É dar o eu, que não tem preço. No espírito de colocar os outros na frente, aqueles que abraçam a simplicidade doam seu tempo livremente aos outros. Isto é feito com gentileza, abertura, intenções puras e sem expectativas ou condições. As sementes das ações generosas dão frutos abundantes. (BK Andatta, Being and Living as a Trustee, World Renewal, September, 2004)

Ato de caridade é ajudar outros a sair da escuridão e entrar na claridade. Lembre-se que todos são seus e ninguém é seu. Deixe que haja limpeza em seus pensamentos. Veja a necessidade e dê cooperação. Fique desperto e desperte outros. Com sua estabilidade interna, expulse os obstáculos. Seja um bom exemplo, coloque inspiração em sua vida e torne-se um instrumento para todos. Não use sua cabeça demais, use o poder do amor. Com amor verdadeiro Deus trabalhará através de você. (Dadi Janki)




Brahma Kumaris





Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal