terça-feira, 24 de março de 2015

PENSAMENTO - INTROSPECÇÃO - MAESTRIA - CONSCIÊNCIA

A mente é o pensador, o intelecto é o chefe e as memórias são a biblioteca no meu mundo interior. Quando o chefe não dá ao pensador algo positivo para pensar a respeito, ele vai para a biblioteca e pega qualquer livro de memórias para guiar seu pensamento. Quando o intelecto desempenha um papel firme mas adorável como um bom chefe, a mente fica nos trilhos e apenas os melhores livros vem da biblioteca. (365 Beautiful Thoughts, Brahma Kumaris, Canada)

Introspecção significa ir fundo internamente e lá encontrar a percepção. Muito frequentemente vivemos nossas vidas na superfície. Há tanta atividade e barulho na superfície que somos levados para muitas direções. Quando me volto para dentro e encontro a quietude, minha calma profunda, eu me reasseguro e encontro a sabedoria que preciso para fazer boas escolhas. (365 Beautiful Thoughts, Brahma Kumaris, Canada)

A estrada para a auto maestria é o auto ensino. Para me tornar um mestre eu posso aprender dos outros ou reunir princípios e percepções que me ajudem na jornada mas, no fundo, eu preciso desenhar e desenvolver meu próprio caminho. Senão eu me torno um seguidor, não um mestre. Ser um mestre do eu é voltar-se para dentro e descobrir o que é verdadeiro e correto para mim. Ninguém mais pode fazer isso para mim. (365 Beautiful Thoughts, Brahma Kumaris, Canada)

A consciência humana é o guia pessoal e o elo com a Única fonte universal de verdade. É possível e prático estar em contato com ela, sentir suas pontadas e mordidas, escutar quando ela fala. Cada indivíduo senta-se no assento do motorista e tem liberdade de escolha: seguir adiante, parar, dar a volta, entrar no fluxo, ceder passagem, sinalizar. Podemos escolher agir com base nos princípios mais íntimos e valores corretos ou reagir com base em circunstâncias negativas externas.

A batalha entre espírito e ego é como uma batalha entre a visão ampla e a visão curta. Se o ego entra em cena, vejo minha vida em termos de aquisições a curto prazo. Tratarei as outras pessoas como meios para os meus próprios fins egoístas. Se me torno espiritualmente consciente, vejo minha vida na mais ampla perspectiva. As outras pessoas passam a ter extrema importância. Meu propósito é fazer chover meus presentes espirituais sobre elas - irradiar amor em todas as direções.




Brahma Kumaris





Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal