terça-feira, 7 de abril de 2015

AS CHAVES PARA A FELICIDADE

As pessoas acreditam que saúde e riqueza são as chaves para a felicidade.

Mas é justamente o contrário.

Se você está feliz você ficará saudável.

Quando você está feliz, os sistemas nervoso e endócrino funcionam otimamente, assegurando que todos os processos bioquímicos ocorram de forma suave.

Isso o manterá saudável.

Um estado mental feliz também atrairá boa fortuna.

Você permanecerá contente independente das circunstâncias.

Contentamento não é só uma fortuna mas também um ímã para novas oportunidades.




Brahma Kumaris





Fonte: Safeguard your happiness, Purity, December, 2014
www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

CRUZAR ADIANTE, NÃO SEGURAR

[...] o Buda disse: “Uma pessoa tem uma fé. Se ela diz: ‘Esta é a minha fé’, até aqui ela mantém a verdade. Mas ela não deve chegar à conclusão absoluta: ‘Só esta é a Verdade, todo o restante é falso’. [...] Se apegar a determinada visão e menosprezar outras, como algo inferior, isto os sábios definem como estar acorrentado”.

Certa vez, o Buda explicou a doutrina sobre causa e efeito aos discípulos, que disseram ter enxergado e compreendido claramente. Então o Buda disse:

“Ó monges, mesmo essa visão, que é tão pura e clara, se se apegarem a ela, se a prezarem, como um tesouro, se se prenderem a ela, então vocês não compreendem que o ensinamento é como uma canoa, que serve para cruzar adiante, e não para segurá-la.”




Walpola Rahula






Fonte: “What the Buddha Taught”, loc. 509
http://darma.info/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

ACORDAR DO SONO DA IGNORÂNCIA

O despertador acorda-nos tocando o alarme no momento certo. Da mesma forma, grandes sábios da antiguidade acordaram os seres humanos do sono da ignorância, os advertiram no momento adequado e da maneira correta. Eles muitas vezes deram mensagens poderosas que alertaram todos a parar de ignorar e começar a reconhecer a Onipresente Divindade. Palavras de tais grandes almas devem tocar constantemente em seus corações e guiar e iluminar suas vidas. Jesus Cristo proclamou que todos são uma encarnação da Divindade em forma humana e cada ser é um mensageiro de Deus. Ele demonstrou em sua vida que cada grama desse corpo humano, até a última gota de sangue, deve ser dedicada ao serviço à humanidade. Jesus declarou: "Um coração cheio de amor e compaixão é o verdadeiro templo do Senhor!" Sua verdadeira oferta ao Divino Amoroso seria a dedicação de suas vidas para praticar seus ensinamentos com seu coração e alma.





Sathya Sai Baba





Fonte: http://www.sathyasai.org.br/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

LUZ - A ESSÊNCIA DO UNIVERSO

A luz é a essência do universo e, por um trabalho do pensamento, nós podemos extrair dela algumas partículas para as assimilar à nossa própria substância.

Encontramos esta luz, em primeiro lugar, no sol, mas também no ar, na água e em tudo aquilo com que diariamente nos alimentamos.

Quando possuirmos um pouco dessa luz, teremos todas as possibilidades de a ampliar. Como? Fazendo-a fundir-se com a luz divina. É a esta fusão que ela aspira acima de tudo.

Mas existem condições para isso: é preciso que, na nossa alma, o caminho que conduz até à luz divina esteja desimpedido de todas as impurezas, pois são as impurezas que impedem a fusão. Ao purificarmo-nos, nós fazemos desaparecer os obstáculos que separam a nossa luz da luz de Deus. Até ao dia em que elas serão uma só luz e nada poderá separá-las.





Omraam Mikhaël Aïvanhov





Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

OUVIR A SI MESMO

Enquanto eu estou aqui ouvindo você, parece que compreendo, mas quando estou fora daqui, não compreendo, mesmo que eu tente aplicar o que você disse.

Você está ouvindo a si mesmo, e não ao orador. Se você ouve o orador, ele se torna seu líder, seu caminho para compreender – o que é um horror, uma abominação, porque você estabeleceu, então, a hierarquia da autoridade. Por isso, o que você está fazendo aqui é ouvir a si mesmo. Você está olhando para o quadro que o orador está pintando, que é seu próprio quadro, não o do orador. Se isso está claro, que você está olhando para si mesmo, então você pode dizer, “Eu me vejo como sou, e deve haver uma mudança”, então você começa a trabalhar a partir de sua própria compreensão, o que é inteiramente diferente de aplicar o que o orador diz. Mas se, enquanto o orador fala, você está ouvindo a si mesmo, então, a partir desse ouvir, vem a claridade, vem a sensibilidade; desse ouvir, a mente se torna saudável, forte. Não obedecendo, nem resistindo, ela se torna viva, intensa e só tal ser humano que pode criar uma nova geração, um novo mundo.





 
J. Krishnamurti




 
Fonte: The Book of Life
http://www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal