sexta-feira, 24 de abril de 2015

LIBERDADE - CARIDADE - SABEDORIA - HUMILDADE - DESAPEGO

Muitas vezes permitimos que o amor de outra pessoa defina nossa própria personalidade. Com receio de sermos rejeitados, podemos perder o senso de quem somos e até nosso propósito de vida. Para nos libertarmos da tendência de depender do outro, precisamos ter um coração forte e livre de egoísmo. Um coração que não tem nada a esconder ou temer. Um coração que não segura velhas crenças e experiências negativas. Um coração que tem bons sentimentos e que é livre de amargura. Um coração preenchido com os valores da paz, amor, liberdade e solidariedade. Assim é possível amar um ao outro e ser livre ao mesmo tempo.

Ser livre é ser leve. É ter um profundo senso de admiração internamente. É não depender de nada externo para experimentar felicidade. É não ser escravo de algo que pode me elevar mas que foge do meu controle. Essa é a verdadeira liberdade: a que nunca é perdida e a que nunca dependente de nada. Liberdade é minha propriedade. (BK Shikha, Understanding freedom, World  Renewal, December 2014)

Não importa quantas correntes e cadeados alguém coloque ao redor do seu corpo, ninguém pode colocar um cadeado em sua mente. Aqueles que são os conquistadores das negatividades são livres em sua mente. Ao perceberem que a liberdade é a sua propriedade intocável, eles são capazes de fazer o serviço de mudar a atmosfera do mundo através de seus pensamentos. Tornar-se completamente livre na mente é a receita para experimentar a felicidade supra-sensorial.

A fraqueza de uma pessoa tem o poder de reduzir os meus bons votos por ela. Mas preciso estar atento para não deixar que a qualidade dos meus sentimentos reduzam em relação a essa pessoa. Deus sabe que existem conflitos de natureza, mas esses conflitos não devem afetar o relacionamento ou impedir o sucesso de uma tarefa. Somos a família de Deus! Quando não há amor em uma família, então não é uma família. Elevar aquele que caiu é um ato de caridade. Caridade é dar entusiasmo, cooperação e – principalmente - amor.

Não podemos ser passivos diante das situações - elas não vão embora sozinhas. Fazer algo está baseado no saber. Saber como transformar situações e eliminar obstáculos. Quando pingamos um pouco de ego nos planos estamos criando obstáculos. Se não há ego não há situação difícil. A única maneira de manter o entusiasmo é ser sem ego. É manter o domínio da situação. Isso é saber. Se eu fico triste é porque não estou usando o saber. Os felizes são aqueles que estão se transformando.

Quanto mais humildade você tiver, mais sucesso obterá. Quanto mais você se curvar, mais o mundo se curvará a você. Curvar-se significa reivindicar bençãos de todos. Aquele que tem a especialidade da humildade sempre lembrará da expressão: 'Você primeiro!' Renunciar ao louvor do seu nome e personalidade não é se rebaixar, mas tornar-se elevado. Vista a armadura da humildade e você estará seguro em qualquer luta contra falsidade.

Quem é humilde coloca o outro à frente. Reconhecer, valorizar e utilizar as especialidades dos outros em qualquer tarefa é a personalidade da humildade. Assim, além de dar o seu melhor, uma pessoa humilde é capaz de trazer o melhor na outra pessoa também. Quando sou humilde eu experimento a harmonia nos relacionamentos. Eu aprendo com as diferentes experiências e me torno melhor e melhor a cada dia. Em razão disso, eu experimento sucesso em tudo o que faço. Humildade ganha corações e recebe os bons sentimentos dos outros.

Quando uma pessoa compartilha uma ideia com um grupo e tal ideia não é aprovada, pode haver dois tipos de reações. Se a pessoa está muito apegada a sua própria ideia, ela reagirá internamente ou externamente. Ela poderá criar desarmonia no grupo, causar obstáculos à pessoa que rejeitou sua ideia, parar de cooperar ou simplesmente distanciar-se do grupo. Mas se a pessoa está desapegada de sua própria ideia ela terá a humildade para aceitar o que o grupo decidir e haverá harmonia.





Brahma Kumaris






Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal