segunda-feira, 25 de maio de 2015

JESUS NÃO É MORALISTA

Jesus não é contra o amor, não é contra o sexo. Não é um puritano, um moralista.

Andei lendo outra noite algo que Dostoiévski disse: que os moralistas são sempre indivíduos amargurados. Parece ser uma observação absolutamente verdadeira.

Os moralistas são sempre indivíduos amargurados. Na verdade, só indivíduos amargurados podem se tornar moralistas. São tão amargurados que querem deixar os outros assim também. E a melhor maneira de deixar as pessoas amarguradas é fazê-las se sentir culpadas.

Jesus não é moralista. Seu brahamacharya, seu celibato, tem uma qualidade totalmente diferente. Significa apenas que ele não tem mais interesse em se reproduzir no plano físico; tem interesse em se reproduzir no plano espiritual. Não gera filhos, gera discípulos. Cria mais moradas no mundo para Deus nelas entrar. Não cria corpos, cria almas.





Osho





Fonte: "A Flauta nos Lábios de Deus: O Significado Oculto dos Evangelhos"
http://www.palavrasdeosho.com/
Fonte da Gravura:  http://www.iosho.co.in/index.php/category/photos/

ITENS DA IRRITAÇÃO

Enquanto no clima da serenidade, consideremos que a irritação não é recurso de auxílio, sejam quais sejam as circunstâncias.
***
O primeiro prejuízo que a intemperança mental nos impõe é aquele de afastar-nos a confiança dos outros.
***
A cólera é sempre sinal de doença ou de fraqueza.
***
As manifestações de violência podem estabelecer o regime do medo, ao redor de nós, mas não mudam o íntimo das pessoas.
***
Sempre que nos encolerizamos, complicamos os problemas que nos preocupam, ao invés de resolvê-los.
***
O azedume que venhamos a exteriorizar é, invariavelmente, a causa de numerosas perturbações para os entes queridos que pretendemos ajudar ou defender.
***
Caindo em fúria, adiamos comumente o apoio mais substancial daqueles companheiros que se propõem a prestar-nos auxílio.
***
A cólera é quase sempre a tomada de ligação para tramas obsessivas, das quais não nos será fácil a liberação precisa.
***
A aspereza no trato pessoal cria ressentimento, e o ressentimento é sempre fator de enfermidade e desequilíbrio.
***
Em qualquer assunto, de apaziguamento e aprendizado, trabalho e influência, aquisição ou simpatia, irritar-se contra alguém ou contra alguma coisa será sempre o recesso inevitável de perder.



Emmanuel / Francisco Cândido Xavier





Fonte: do livro "Encontro de Paz"
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

Soltar não é me desligar, mas entender que eu não posso controlar o outro. Soltar é permitir-se aprender com as consequências naturais dos acontecimentos. Soltar é não culpar ou acusar outros, mas dar o melhor de mim. Soltar não é corrigir, mas dar suporte. Soltar não é negar, mas aceitar. Soltar não é repreender ou argumentar, mas identificar minhas próprias falhas e corrigi-las. Soltar não é ajustar tudo aos meus desejos, mas tomar cada dia como ele vem, e valorizar-me nele. Soltar não é reclamar do passado, mas crescer e viver para o futuro. Soltar é temer menos e amar mais.

Os pensamentos têm grande poder. Eles são como sementes que você planta na mente. Quanto mais você mantém um pensamento, mais poder ele terá. Pensamentos positivos dão energia e força. Pensamentos negativos roubam poder e nos fazem sentir cansados. Somos positivos por natureza. Negatividade é resultado de um pensamento falho. Você pode mudar se quiser. Você não pode controlar os outros e as situações, mas você pode controlar o que está acontecendo dentro de você. Leva tempo para transformar esses padrões de pensamento. Seja paciente consigo. Comece com um pensamento: Hoje! (BK Prashant)

O que é preciso para um grupo se manter forte e unido? É preciso fé e aceitação. O fio que conecta o grupo é a fé. Mesmo que alguém tenha cometido um erro, não é preciso julgar. É preciso aceitar com o poder do amor. Há muito benefício na forma coletiva de serviço, quando todos praticam a visão misericordiosa entre si. Quando um grupo tem fé um no outro há sucesso.

Olhe para Deus e Ele olhará para você com muita atenção. Quando há ego, nós queremos que todos pensem que somos muito bons. Mas quando estamos com Deus, nós pensamos que todos são muito bons e que nada está faltando. Deus quer que sejamos polivalentes e sempre presentes. Isso trará leveza e força para nossas atividades diárias. Não haverá cansaço, apenas poder. Quando convidamos o Todo Poderoso para participar de nossas vidas, nos tornamos poderosos. (Dadi Janki)

Seja fácil para com as pessoas e situações. Não fique estressado e com medo. Tudo é somente um jogo. Há significado por trás de tudo que acontece. Aprenda a ajustar-se e a entender. Preocupação torna você pesado. Deixe o passado ser passado. Deixe tudo fluir naturalmente. Mantenha o foco no presente. Seja uma fonte de preenchimento, e haverá facilidade.




Brahma Kumaris





Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal