quinta-feira, 28 de maio de 2015

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

Pureza é um estado de honestidade e limpeza onde sou o mesmo dentro e fora. É quando não engano a mim nem os outros. Consequentemente, não há espaço para artificialidade. Pureza é o estado da verdade original, onde nenhuma violência é cometida contra os outros ou contra mim. Quando o eu está em sua pureza original, os outros não podem prejudicar ou destruir isso, mesmo se tentarem, porque há uma aura natural de proteção que atua como uma barreira invisível. Alcançar esse nível de pureza é respeitar todas as coisas.

A maioria de nós pensa muito, principalmente sobre acontecimentos e pessoas, sejam elas locais ou globais, famosas ou não. Quando pensamos no que está acontecendo na superfície da vida - o visível - é como se estivéssemos vivendo uma vida superficial. Mas lá no fundo há uma voz, uma saudade, um chamado à profundidade. É o nosso coração nos lembrando de que devemos visitar, explorar e expressar as profundezas de nós mesmos. Para aprofundar e ser profundo precisamos de momentos de introversão e uma boa conversa com nós mesmos. Como podemos ver o que está em nosso coração, a menos que a gente mergulhe fundo, acenda a luz e olhe? E o que vemos? Simples, apenas beleza e verdade, nos esperando para nos acolher e nos apresentar a nós mesmos.

Trabalhar em conjunto é permitir que as especialidades de cada um contribuam com a tarefa a ser feita. Na cooperação há uma capacidade de apreciar os outros e sua contribuição. Não há ego das próprias especialidades, mas uma valorização natural de todos aqueles que participam. Assim há sucesso não só para a tarefa mas para todos. Sempre que me envolvo com os outros para fazer alguma coisa, o trabalho por si só é importante. Mas quando eu entendo a importância da cooperação consigo reconhecer as especialidades de cada um. Tenho fé no que a outra pessoa pode contribuir e dou espaço para ela fazer isso.

Sempre tenho o sentimento de que um dia haverá apenas a troca de sentimentos verdadeiros entre as pessoas. Sentimentos baseados na fé. Eu tenho a fé firme de que a mudança tem que acontecer. Mas muitas pessoas me dizem: O que você está tentando fazer é impossível. Nada vai mudar. Isto não vai funcionar. Entretanto, minha fé está conectada com minha determinação de que isso vai acontecer. E eu não deixo ninguém reduzir meu grau de determinação. Eu digo a eles: É possível. Tudo está em nossas mãos. Tudo depende de nós. (Dadi Janki) 

Inspiração é diferente de motivação. Inspiração é um pensamento, motivação é uma ação. Uma pessoa auto motivada é como um imã que atrai recursos, oportunidades e experiências porque ela coloca pensamentos, ideias e planos na prática. Para sustentar a motivação é necessário ter a capacidade de decidir com precisão. Decidir o que pensar, o que falar, o que fazer. Esse poder pode ser assimilado através da meditação e do cultivo de pensamentos de qualidade. Pensamentos de qualidade são positivos, elevados e benéficos. Eles funcionam como um tônico para manter a motivação.




Brahma Kumaris







Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal