quarta-feira, 3 de junho de 2015

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

As mentes humanas são como um oceano, ondas e ondas de pensamentos chegando incansavelmente. Mas quanto mais fundo mergulhamos no oceano, mais sentimos a quietude e o silêncio e mais descobrimos os tesouros valiosos que lá existem. Da mesma forma, é no fundo na mente que moram as virtudes da alma. Raja Yoga é a técnica de auto realização que nos ajuda a entender o eu e a trazer para a superfície as virtudes escondidas da alma em tempos de crise. Emoções de raiva são substituídas por sentimentos puros de perdão e como resultado vem a suavidade para construir pontes ao invés de muros. (BK Shankarananda, Anger management and prevention, The World Renewal, July 2014)

Agora, Deus, o Pai de todas as almas, está nos dando a chance de nos elevarmos. Então, que possamos aproveitar essa chance. Que possamos continuar a fazer nosso esforço individual para mantê-Lo na nossa frente. Não pense sobre o seu passado ou o passado dos outros. Não se preocupe com o futuro também. Simplesmente esteja atento em criar seu próprio presente. Foque nos seus esforços em manter seus pensamentos elevados e puros. Isto tornará sua visão, atitude e ações elevadas e puras. Dessa forma você viverá uma vida de benefício para si e para mundo. (Dadi Janki)

Hoje eu farei um esforço verdadeiro para ver pelo menos uma virtude em cada pessoa que eu encontrar. Eu sei que ninguém é perfeito, então por que fixar-me nos defeitos de alguém? Se eu ativamente procuro pela bondade nos outros, ela pode ser encontrada. Não existe um ser humano sequer que não possui pelo menos uma virtude. Que hoje eu olhe para cada pessoa com essa virtude específica em mente.

Se fico pensando nos pontos fracos de alguém, posso ficar chateado e até irritado. Eu fico pensando “Por que essa pessoa tem que ser assim?” ou “Por que ela sempre faz isso? Por outro lado,  se eu penso sobre as qualidades dela, minha mente fica leve. Assim sou influenciado pela doçura dessa pessoa e não pela fraqueza dela. O mundo é um show variado e o papel de cada um é diferente.

Acomodar é o poder que preciso para permanecer além de conflitos de personalidade ou natureza, ser capaz de me ajustar da forma que a situação pede. Do mesmo modo como o oceano acomoda todos os rios que fluem em direção a ele, eu também deveria aceitar todas as pessoas. Eu deveria ser capaz de mudar relacionamentos e circunstâncias através do poder dos bons votos. Eu não deveria ser aquele que cria conflito.

Quando nos conectamos com Deus nos sentimos não apenas leves mas com profunda compaixão e entendimento. Há uma mudança na atitude e visão em relação aos outros. É por isso que quando pessoas com comportamento muito violento se referem a Deus, Alá ou Pai, podemos inferir que elas estão distantes de Deus. Aquele que é Puro não pode ser violento, não pode dar tristeza. É no silêncio que podemos ter um encontro com o Ser Benevolente. Assim nossa consciência é elevada e nos tornamos compassivos e reconciliadores.

Tudo que você construir sobre os alicerces sólidos de princípios e caráter terá valor, mesmo que isso possa envolver nadar contra a maré. Por outro lado, conformar-se com o que os outros estão fazendo pode comprometer essa ética. Mas são os valores que tornam a vida valiosa. Preservá-los é enriquecer a vida, mesmo que ninguém aprecie esses valores. A pessoa que personaliza valores é uma fonte de força e inspiração para os outros. Ela será aclamada, mais cedo ou mais tarde. (Being good in bad times Purity, August 2013)





Brahma Kumaris






Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal