domingo, 21 de junho de 2015

CAMINHO ESPIRITUAL - PROBLEMAS INTERIORES - INICIAÇÃO

Quem decide seguir um caminho espiritual não deve esperar que os seus problemas interiores sejam rapidamente resolvidos. Nada é mais difícil do que introduzir a ordem e a harmonia no seu mundo psíquico. Pode até suceder que a pessoa se sinta ainda mais vulnerável do que antes. Por quê? Porque a vida nova à qual ela procura abrir-se ocupa-se primeiro de varrer, de limpar, muitas coisas nela. E então, que rebuliço, que desestabilização!

É tão salutar ela decidir dar uma melhor orientação à sua vida como é necessário ela estar consciente das perturbações que essa decisão começará por provocar nela. Senão, como não compreende o que está a suceder-lhe, volta aos seus velhos hábitos e terá de começar tudo de novo.

Para se pôr em ordem os seus problemas psíquicos é preciso realizar um trabalho preciso, com um programa, e isso demora tempo, é verdade. Mas, a partir do momento em que definis para vós uma tarefa a cumprir, pelo menos fica gravado algures um registo e as forças do subconsciente começam a circular no interior dos canais que vós abristes. Quando a chuva cai, a água segue exatamente os sulcos que foram cavados. Por isso, deveis preparar canais em vós para que a nova vida possa circular.

Como, no passado, a Iniciação estava reservada a uma elite, uma elite moral, muitas pessoas imaginam que dela faziam parte cerimônias misteriosas durante as quais eram revelados grandes segredos. Não, a Iniciação estava reservada a alguns seres não propriamente porque lhes faziam revelações que nem todos os ouvidos deviam escutar. Então, por que era? Porque aqueles a quem se revelavam verdades espirituais tinham todas as qualidades necessárias para as fazer frutificar neles.

As verdades espirituais só enriquecem aquele que tem inteligência para compreender o uso que deve dar-lhes, um coração para as amar e desejar torná-las vivas em si próprio e, além disso, uma vontade, tenacidade para perseverar no trabalho. Aos outros, elas nada trazem, até são perigosas para eles. É como se se pusesse caixas com fósforos nas mãos de crianças.

Numa Escola iniciática, o mais importante não são as verdades que lá são reveladas, mas o que vós fareis com essas verdades.





Omraam Mikhaël Aïvanhov






Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Pintura de Ludger Philips
http://www.ludgerphilips.org/