terça-feira, 30 de junho de 2015

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

O que acontece dentro de você é a realidade: manifestações externas são apenas o seu reflexo. Quando você muda, o reflexo no espelho também muda. Quanto mais você faz, mais inspirado você fica para trazer mais e mais mudança porque você vê o benefício que isso traz para você. Você fica mais criativo, se recupera mais rápido das adversidades, fortalece o seu sistema imunológico e as relações sociais. Tudo isso faz com que sua vida fique mais agradável e significativa. Experimente e veja o resultado. (BK Joseph)

Para aqueles que tem fé em si e nas coisas, só existe positividade. Em todas as circunstâncias, há apenas oportunidades e tesouros. A cada momento, há uma necessidade interior em descobrir estes tesouros e fazer melhor uso deles. Quando somos capazes de avançar com fé, somos incentivados a dar o nosso melhor em todas as situações. Somos capazes de usufruir os melhores frutos do esforço que fizemos. Fé nos dá coragem para prosseguir em tempos difíceis. Fé nos dá poder para trazer constante mudança e progresso em nossa vida.

Para superar um problema tão grande quanto o Himalaia, adote o método de voar. Sempre mantenha todas as realizações pessoais na sua frente, continue a voar e você será capaz de atravessar a montanha de problemas em um segundo. Assim como você pode ver claramente as coisas físicas com seus olhos físicos, da mesma forma, a solução deveria ser visível com o olho experiente do intelecto. Continue a acumular a renda de milhões a cada passo.

Certas situações são tão complexas e perturbadoras que conhecimento, sabedoria ou virtudes não surgem na hora certa. O que vem são respostas automáticas baseadas em velhos hábitos, causando mais complicação ainda. Em tais momentos é valioso lembrar que Deus é meu companheiro e amigo. Ele está aqui para me ajudar no meu caminho, na minha vida e nos meus relacionamentos. Quando entrego o problema a Ele, me sinto mais leve da carga mental e o problema se resolve facilmente. Experimente! (BK Anjali Prasad, World peace through self-empowerment, The World Renewal, December 2003)

Meditação me dá discernimento, a habilidade para distinguir a verdade da falsidade. Ele me ajuda a manter a consciência e ir além das diferentes ideologias e opiniões, razões e análises, justificativas e estórias relacionadas com uma situação. A imagem do discernimento é a do joalheiro que consegue separar os diamantes verdadeiros dos falsos com sua lupa. Meditação abre meu terceiro olho, o olho da consciência pura. Quando eu olho para o mundo através desse olho eu percebo que a verdade não é apenas uma ideia intelectual, mas uma experiência do coração. Quando eu penso e atuo de forma a manter e aprofundar essa experiência da verdade, eu sei que estou caminhando na direção certa.

Soltar-se não é me desligar, mas entender que eu não posso controlar o outro. Soltar-se é permitir-se aprender com as consequências naturais dos acontecimentos. Soltar-se é não culpar ou acusar outros, mas dar o melhor de mim. Soltar-se não é corrigir, mas dar suporte. Soltar-se não é negar, mas aceitar. Soltar-se não é repreender ou argumentar, mas identificar minhas próprias falhas e corrigi-las. Soltar-se não é ajustar tudo aos meus desejos, mas tomar cada dia como ele vem, e valorizar-me nele. Soltar-se não é reclamar do passado, mas crescer e viver para o futuro. Soltar-se é temer menos e amar mais.

Se outras pessoas acharem difícil cooperar com você, mostre a elas pelo seu exemplo. Coopere com elas. Seja flexível e esteja pronto para mudar quando necessário. Esse é o poder de ajustar-se. Uma natureza fácil torna você fácil e os outros também. Deixe-se apenas ser. Vá com o fluxo. Para isso, autoeducação é indispensável. Reserve um tempo para o aprimoramento interior. Mantenha a companhia de boas pessoas que incentivam seu esforço por uma mudança positiva.





Brahma Kumaris







Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura:
Grev Kafi (the pseudonym of two symbolist painters, Evdokia Fidel'skaya and Grigoriy Kabachnyi, a married couple, that work in co-authorship)
http://www.grevkafi.org