quinta-feira, 2 de julho de 2015

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

Mesmo que negatividades venham até você, na forma de críticas ou dúvidas, olhe-as como se fosse um jogo. Receba os ataques como um observador desapegado. Não importa quão temível sejam as provocações, se você considerar como sendo um jogo, você apreciará muito. Você não ficará com medo ou confuso. Aquele que continua a assistir os jogos das negatividades como um verdadeiro jogador, permanecerá sempre destemido e vitorioso.

Quando nos consideramos convidados, ficamos leves nas ações e nos relacionamentos. Somos hóspedes do corpo. Somos hóspedes do mundo também. Já que somos hóspedes, porque deveríamos ter apego? Quando somos hóspedes, somos também desapegados. Quando somos desapegados, aumentamos nosso poder de discernimento. Nesse estado é possível ler os sentimentos que estão no coração dos outros. Assim é possível responder às solicitações de forma gentil, precisa e pacífica.

Uma pessoa com entusiasmo nunca vê um problema como “um problema”, ou um obstáculo como “um obstáculo”. Ela é erguida para além do medo, dúvida e pessimismo. Ela visualiza soluções, cria pontes e ao invés de lutar com o obstáculo, simplesmente o dissolve. Entusiasmo é uma energia que detém a gravidade da negatividade e muda o tipo de mente limitada que aprisiona as pessoas em uma atitude particular, não importa quão prejudicial possa ser. (Dadi Janki)

Destemor vem quando há o poder da verdade dentro de nós. Quando somos constantemente verdadeiros não temos nada a temer. É o poder da verdade que nos faz manter a fé e a coragem e nos capacita a enfrentar os desafios no dia a dia. Quando nos certificamos de que nossas ações são baseadas na verdade, mesmo que as coisas deem erradas, ainda assim, permaneceremos destemidos. Para isso é preciso sempre relembrar que temos o poder da verdade conosco e que seremos vitoriosos, sejam quais forem os desafios que surjam no caminho.

Somos ensinados que vencer e alcançar é uma questão de pegar e segurar, quando na verdade é uma questão de dar e soltar. Vencedores são aqueles seguem doando e não tomando. Para eles, vencer não é tomar de um ou de outro. Vencer é superar a própria inércia e dar algo além de si a alguém. Isso reverte o fluxo de energia. Ao  invés de a energia vir de fora para dentro ela flui de dentro para fora. E como todos nós sabemos, a mais profunda satisfação da vida vem de dar.

Existem dois extremos na vida. Um é ser totalmente do mundo e materialista. O outro é viver com a crença de que para ter Paz mental e felicidade é preciso renunciar o mundo e ir para as florestas e montanhas. Mas o Professor Supremo nos deu o meio que é conduzir a vida de modo equilibrado. Levar a vida aos extremos não é uma grande coisa, mas viver no mundo e, ainda assim, estar além dele requer desapego. (BK Asha)





Brahma Kumaris







Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal