terça-feira, 14 de julho de 2015

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

Apesar do desejo de trazer uma mudança positiva nas pessoas - e trabalhar por isso - eu raramente encontro nelas o tipo de mudança que espero. As pessoas continuam a mostrar seus velhos padrões de comportamento e consequentemente eu acabo me sentindo desapontado e frustrado. Mudança real pode acontecer quando eu tenho uma visão de misericórdia por elas. Com misericórdia eu consigo perceber e trazer o que há de melhor nas pessoas sem ficar preso às expectativas. Quando sou capaz de ver as qualidades positivas eu consigo encorajá-las a usar essas qualidades.

Pensamentos positivos são aqueles que nos permitem viver nossas virtudes originais como paz, amor, felicidade. Através deles acumulamos força interior e nos tornamos construtivos. Pensamentos positivos são sempre benéficos em todas as circunstâncias. Eles nos libertam das armadilhas das aparências externas das situações. Pensar positivamente não é ignorar a realidade do nosso mundo e viver em uma fantasia ou desejar ser outra pessoa. Pensar positivamente envolve olhar para os problemas e reconhecer a realidade mas ao mesmo tempo ser capaz de encontrar soluções. Isso frequentemente requer tolerância, paciência e senso comum. Uma pessoa que pensa positivamente é consciente das fraquezas dos outros mas mesmo assim direcionará sua atenção para as características positivas deles.

Pensamentos positivos fazem você feliz. Como resultado, suas expectativas em relação aos outros diminuem. Isso não significa que você não se importa com eles mas que você não pede mais por amor, respeito, reconhecimento ou até mesmo calma a eles. Isso torna seus relacionamentos muito mais fáceis e duradouros. Quando você tem felicidade interior, você tem a força para aceitar as outras pessoas como elas são sem esperar que elas sejam diferentes. Essa aceitação gera paz nos relacionamentos. Com uma atitude positiva você pode relacionar-se com os outros exatamente do jeito que você é, com suas virtudes e limitações.

A alegria reflete o frescor de tudo o que é novo. Ela não se deixa corromper por velhos paradigmas. Está sempre pronta para extrair o que há de bom em tudo, com a leveza de uma criança e a genialidade de um sábio. Não se deixe levar pelas ondas de tristeza, mantenha seu senso de humor. Não importa o que esteja acontecendo, sorria honestamente. O sorriso é a ponte que permite a aproximação dos corações ressentidos.

Através da introspecção criativa, podemos descobrir dentro de nós um vasto potencial para a paz e a tranquilidade. Com essa experiência, o processo de desarmamento interno automaticamente se inicia, liberando-o da raiva, do medo e do ódio. A paz interna é, então, refletida no comportamento, nas ações e nas relações pessoais. E assim, novos padrões sociais são criados. É a experiência da paz pessoal que torna a ideia da paz mundial uma realidade possível.





Brahma Kumaris






Fonte:www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Monte Kailash - Fotografía de Rosa Sorrosal
http://www.good-will.ch/postcards_es.html