quinta-feira, 23 de julho de 2015

A PAZ É UM ESTADO INTERIOR

Mesmo que, um dia, se conseguisse suprimir todos os exércitos e todos os canhões, no dia seguinte os humanos inventariam outros meios para se guerrearem. Não é suprimindo alguém ou alguma coisa no exterior que se pode restabelecer a paz. A paz é, em primeiro lugar, um estado interior, e é nele mesmo que o ser humano deve começar por suprimir as causas da guerra. Enquanto ele for habitado pelo descontentamento, pela revolta, pela inveja, pelo desejo de possuir sempre mais, o que quer que ele faça não só alimentará no seu íntimo os germes da desordem, como semeará esses germes por toda a parte à sua volta.

Da mesma forma, quem come e bebe o que quer que seja faz entrar no seu organismo certos elementos nocivos que o tornarão doente. E, então, que paz pode ele ter depois de estragar o seu organismo? No plano psíquico existe a mesma lei: se ele engolir todo o tipo de pensamentos e de sentimentos, ficará doente. A paz também é, pois, consequência de um saber relativo à natureza dos alimentos que o homem “ingere” no plano psíquico. Ela só pode instalar-se naqueles que se esforçam por se alimentar de pensamentos justos e sentimentos generosos. Só esses seres podem trazer a paz ao seu redor: de todas as células do seu corpo, de todas as partículas do seu ser físico e psíquico, emana uma harmonia que impregna os mínimos atos da sua vida quotidiana.





Omraam Mikhaël Aïvanhov






Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

Enviar pensamentos elevados e bons votos a alguém é uma forma poderosa de comunicação. A partir de uma consciência de respeito pelo valor inerente e pela singularidade do outro, cresce o sentimento sincero de bons votos e o reconhecimento de seus pontos fortes. Enviar tal positividade para a atmosfera tem sua recompensa. Não apenas o receptor de tais vibrações puras se beneficia, mas o emissor também experimenta retorno positivo em seus pensamentos e atividades.

A maioria de nós pensa muito, principalmente sobre acontecimentos e pessoas, sejam elas locais ou globais, famosas ou não. Quando pensamos no que está acontecendo na superfície da vida - o visível - é como se estivéssemos vivendo uma vida superficial. Mas lá no fundo há uma voz, uma saudade, um chamado à profundidade. É o nosso coração nos lembrando de que devemos visitar, explorar e expressar as profundezas de nós mesmos. Para aprofundar e ser profundo precisamos de momentos de introversão e uma boa conversa com nosso íntimo. Como podemos ver o que está em nosso coração, a menos que a gente mergulhe fundo, acenda a luz e olhe? E o que vemos? Simples, apenas beleza e verdade, nos esperando para nos acolher e nos apresentar a nós mesmos.

Seja sempre criativo e traga novidade em sua vida. Quando há novidade, há muita energia interna. Todos nós temos essa energia mas falta canalizá-la. O drama da vida nunca fica velho. Dois dias nunca são iguais. Dois atores não desempenham o mesmo papel. Para ter essa novidade, precisamos nos considerar aprendizes. Quando existe a atitude de aprender, captamos tudo que é bom de cada pessoa, lugar e situação. Experimente coletar o máximo de coisas boas e veja como não há razão para não haver novidade. (Sister Meera)

A religião do meu ser é a paz. Há muitas pessoas que nunca deixam a sua religião. Sendo a paz a minha religião, eu jamais deveria abandoná-la. A paz é uma força interior que traz valores profundos. Portanto eu não deveria abandonar esses valores. As crises vêm e vão embora mas eu deveria manter minha paz o tempo inteiro. A paz é a maior necessidade do momento atual. (Atam Prakash)

Quando reduzimos nossos desejos e terminamos com todas as expectativas, começamos e diminuir nosso sofrimento e passamos a experimentar a verdadeira felicidade que reside na alma. Mas a maior felicidade é compartilhar a bondade que está dentro de nós. Quando temos bons votos em abundância para todos, sem nenhuma discriminação ou egoísmo, nossas alegrias são multiplicadas - recebemos bênçãos de Deus e dos outros. Isto age como um tapete mágico que nos mantêm voando mais e mais alto em alegria e bem-aventurança ilimitadas.




Brahma Kumaris





Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal