sábado, 1 de agosto de 2015

AMOR E VERDADE - ENCARNAÇÕES DA DIVINDADE

Deus permeia todo o universo. Ele está presente em cada ser humano, ou melhor, em todos os seres vivos. A criação inteira é manifestação da Divindade. Não é suficiente apenas ter um corpo humano. Uma vez que Deus está presente em todos os lugares, em todos os seres, praticar os valores humanos é considerado tão importante e sagrado. Portanto, você deve cultivar os valores humanos da verdade (Sathya), retidão (Dharma), paz (Shanti), amor (Prema) e não-violência (Ahimsa). Nunca diga uma mentira sob quaisquer circunstâncias. Se você aderir à verdade, a retidão se seguirá. Onde a verdade e a retidão andam juntas, haverá paz. Onde há paz, também haverá amor. Não pode haver nenhum lugar para a violência quando há amor. Primeiro e acima de tudo, tem-se que desenvolver amor. 'O amor é Deus, Deus é amor. A Verdade é Deus, Deus é Verdade.' Verdade e Amor são, na verdade, as encarnações da Divindade.

Deus não é encontrado separadamente em um templo ou em um ashram. Verdade é Deus. Amor é Deus. Dharma é Deus. Quando você adorar a Deus, seguindo estes princípios, Ele Se manifestará imediatamente. Não duvide disso. Ame a Deus de todo coração. Ore a Deus e torne-se amigo Dele. Você pode conseguir qualquer coisa se tiver Deus como seu amigo. Aprenda hoje a encher seu coração de amor e adornar a sua mão com o ornamento do sacrifício. Sacrifício é a joia para as mãos. A verdade é o colar que se deve usar. Você deve desenvolver o hábito de se adornar com essas joias. Desenvolva amor divino e promova a paz no país. Ore com um sentimento amplo: Loka samastha sukhino bhavantu (Que o mundo inteiro seja feliz)! Comece cada dia com essa oração. Então, você levará uma vida feliz e pacífica, que é cheia de entusiasmo. Ame a Deus e faça amizade com Ele, e você está fadado a ser bem sucedido em todos os seus empreendimentos.

O amor é Deus, o amor é Natureza, o amor é vida e amor é o verdadeiro valor humano. É com base no princípio do amor que os sábios declararam: Loka samastha sukhino bhavantu (Que o mundo inteiro seja feliz!). Ame mesmo o pior dos seus inimigos. Santifique todos os dias, cultivando pensamentos sagrados e sentimentos amplos. Atualmente, a humanidade está doente, com medo e inquietação. Coragem e força estão em declínio, porque você tem pensamentos profanos e sentimentos perversos. Seus inimigos não estão fora. Seus maus pensamentos são os seus piores inimigos e pensamentos baseados na Verdade são seus melhores amigos. Você deve tornar Sath, a Verdade eterna, sua melhor amiga. Amigos e inimigos mundanos mudam com o passar do tempo, mas Deus é seu amigo verdadeiro e eterno. Este amigo está sempre com você, em você, ao seu redor, acima de você, abaixo de você e o protege, assim como a pálpebra protege o olho.

Amor é Divino. Você deve amar a todos. Mais ainda, transmita seu amor, mesmo para aqueles que não têm amor. O amor é como a bússola do marinheiro. Onde quer que você possa cultivá-lo, ele deve sempre apontar para Deus. Em cada ação em sua vida diária manifeste amor desinteressado. A Divindade emergirá desse amor. Este é o caminho mais fácil para a realização de Deus. Mas por que as pessoas não estão tomando-o? É porque eles estão obcecados com a ideia errada relativa aos meios de experimentar Deus. Eles consideram Deus como uma entidade remota atingível apenas por práticas espirituais árduas. Deus está em toda parte. Não há necessidade de procurar Deus. Tudo o que você vê é uma manifestação do Divino. Todos os seres humanos que você vê são formas do Divino. Corrija sua visão defeituosa e você experimentará Deus em todas as coisas. O poder do amor é imensurável. Assim, desenvolva e pratique o sentido da unidade espiritual de todos os seres. (Discurso Divino, 05 de julho de 1996)




Sathya Sai Baba





Fonte: http://www.sathyasai.org.br/
Fonte da Gravura: Estrela Matutina
Pintura de Nicholas Roerich
http://www.roerich.org/