segunda-feira, 3 de agosto de 2015

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

Pensamento é o maior poder da alma. Um pensamento positivo e elevado pode nos elevar instantaneamente. Por outro lado, um pensamento negativo ou inútil pode nos paralisar. Isso acontece porque cada pensamento reforça e atrai o mesmo tipo de energia. Mas quando me aceito do jeito que sou e quando aceito e entendo meu papel, não há resistência. Há profunda paz e satisfação. Paz atrai todas as outras virtudes e como resultado me sinto contente e satisfeito. Satisfação não vem de algo externo. Satisfação é um estado mental, um estado de ser. (BK Shikha, Understanding freedom, World  Renewal, December 2014)

Bons votos não é só ter esperança de que aquela pessoa irá mudar, mas alimentar e criar condições para que ela consiga isso. Quando você vê que alguém está tendo uma atitude ruim, tenha misericórdia. Ela não está fazendo isso porque é ruim, mas sim porque é fraca. Então, procure não absorver a negatividade dela, isso é compaixão. Dê a ela uma nova oportunidade, através de sua visão generosa, sem expectativa e livre de julgamento.

Há 5 maneiras de parar de se preocupar e ser feliz. (1) Sempre que você notar pensamentos de preocupação, use essa frase curta para interromper este padrão mental: "Pode ser que esta história nunca aconteça." (2) Transforme a escuridão da preocupação na luz da oportunidade. (3) Escreva todas suas preocupações em uma folha em branco e transforme-as em cinzas. (4) Ao invés de enviar pensamentos temerosos para o objeto de sua preocupação, envie pensamentos fortalecedores e amorosos. (5) Seja positivo e diga: "Eu sempre vejo o lado iluminado da vida." (Mike George)

Hoje se pergunte: Que tipo de pensamento me dá força e que tipo de pensamento tira minha força? Aprenda a criar pensamentos puros. Veja que, a medida que você entra em si mesmo, aquela honestidade verdadeira e profunda aparece. É quando a alma se torna honesta que o conhecimento espiritual entra na alma. E quando isso acontece você descobre uma mina de joias dentro de si. Portanto, tenha a sensatez de usar a mente de forma correta. Independente do que os outros estão fazendo, eu tenho de ser feliz comigo e feliz com todos. (Dadi Janki)

Nossa percepção é responsável por tornar uma situação um problema ou não. Problemas não residem nas situações. Problemas estão ocultos em nossas atitudes e percepções. A natureza humana - em sua natureza original e natural é positiva. Pensamentos positivos e puros são alimentos para a mente e alma. Nós precisamos nos treinar a pensar positivo. Assim, com o passar do tempo, nossas percepções mudarão adequadamente. (G. Surendran, Positive Life, Sapna book House, Bangalore)




Brahma Kumaris





Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal