quarta-feira, 12 de agosto de 2015

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

O poder de ajustar-se é o poder de ir além de qualquer conflito de personalidade ou natureza, ser capaz de se adaptar de acordo com a situação. Assim como o oceano consegue acomodar todos os rios que fluem até ele, eu também não devo rejeitar nada ou ninguém, mas sim mudar aquele relacionamento ou circunstância através do poder dos bons votos. (BK Mahesh)

O rio é diferente do lago. Ele está sempre fluindo, não pode ser estancado. Sua água, rica em nutrientes, leva vida por onde passa. Suas reservas nunca se esgotam porque existe uma nascente que o abastece constantemente de água pura. Da mesma forma, quando estamos conectados com a Fonte, nos tornamos doadores de bons sentimentos a todos aqueles que encontramos no caminho. Não importa o quanto alguém tente obstruir você, assim como o rio, continue a fluir o bem.

O poder de influência nos relacionamentos é extraordinário, mas ele praticamente desaparece quando tentamos exercer controle e força. Você pode influenciar positivamente alguém de muitas maneiras: incentivando, compartilhando, escutando, comunicando-se da forma correta. No controle negativo geramos estresse, frustração e raiva. Na influência positiva a energia flui de uma forma descontraída, harmônica e não ameaçadora. Na influência positiva, você respeita cada um pela sua especialidade e permite que cada um seja como é.

Para influenciar positivamente precisamos do poder de discriminação e julgamento em relação ao que dizer e o que fazer. Estamos acostumados a acreditar que a outra pessoa é o problema. Porém, geralmente o problema não é o que os outros dizem ou fazem, mas sim como percebemos isso. A maneira como julgamos é o que cria nossos sentimentos negativos em relação aos outros. Temos a opção de perceber os outros como uma ameaça, um problema ou uma oportunidade. Essa última opção é a mais elevada. É aproveitar a oportunidade para aprender, mudar, dialogar e compreender. Afinal, podemos optar por sentir compaixão pelos outros.

Temos o hábito de tentar controlar a mente através da força. Ordenamos que a mente pare de pensar o que não desejamos. No entanto, quanto mais forçamos a mente para não ir em uma direção específica, mais ela tende a ir para lá. A única maneira de controlar a mente é conversar com ela com amor. Assim como explicamos algo a uma criança, precisamos explicar à mente  com amor. Isso tornará a mente minha amiga e eu conseguirei me concentrar mesmo em situações indesejáveis.




Brahma Kumaris





Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal