domingo, 16 de agosto de 2015

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

Para cultivar o entusiasmo tenha fé na bondade da vida, e na bondade original de si e dos outros. Acredite que não importa o que aconteça, não importa quão incompreensível algo possa parecer, por trás da cortina escura existe uma lição oculta ou um benefício imprevisível. Tal entusiasmo nos dá força e direção principalmente quando nossos pensamentos saem de controle ou giram em círculos exaustivos. (Dadi Janki)

O território da compreensão espiritual é tão infinito quanto ilimitado. Simplificando, a espiritualidade pode ser definida como a redescoberta dos mais profundos valores, virtudes, traços positivos ou características da alma humana. Os atributos inatos da alma (a paz, o amor, a verdade, a pureza e felicidade) conferem à alma seu poder. O poder da alma não pode ser quantificado em um nível físico ou não físico. O poder só pode ser experimentado e revelado, para o eu e para os outros, através da "qualidade" dos atributos acima.

Nossas características espirituais básicas de paz, amor e felicidade são valores que podem ser comparados com as cores primárias da alma. Enquanto a alma pode experimentar estes valores, é só quando eles são misturados entre si - para dar tons diferentes - que eles emergem como virtude através de nossas atitudes e comportamentos. Pensamentos, palavras e ações virtuosas restauram o equilíbrio e a harmonia de nossa vida interior e de nossas relações externas.

Experimente o estado divino ao ser inocente de qualquer coisa inútil. Torne-se aquele que desconhece o desperdício, porque a força do desperdício algumas vezes termina com a consciência da verdade e da precisão. Seja inocente de qualquer desperdício de tempo, respiração, palavras e atos. Assim você naturalmente experimentará um estado divino de ser e proporcionará aos outros essa experiência também.

É um equívoco acreditar que a jornada espiritual é difícil. Ela é bonita. Qualquer pessoa que trabalha em si vai desfrutar do benefício da mudança. É como se exercitar. Não é difícil, só vai tornar minha vida melhor. A espiritualidade é como um modo de vida. Pegue algo pequeno como acordar as crianças. Deveria ser duro tirá-las da cama? Ou eu posso fazer isso de uma maneira diferente? Isso é espiritualidade. Não é nada separado de viver. Simplesmente consiste em fazer tudo o que eu estou fazendo hoje, mas cuidando de como eu sou por dentro ao fazê-lo. Fique feliz, seja fácil, seja contente e então faça tudo.

O Sol é o sustentador de todos os seres vivos na Terra, dando a eles luz e calor. O Sol é o guru que silenciosamente ensina a seguinte lição: tudo que vocês disserem ou fizerem tem que iluminar e aquecer os outros. Por isso, antes de falar com alguém, precisamos examinar se nossas palavras são verdadeiras, agradáveis, benéficas e não ofensivas. Mas se não conseguirmos falar tais palavras, o melhor é ficar em silêncio. Essa atitude poderá salvar nossa energia e poupar sofrimento posterior. (BK Joseph)





Brahma Kumaris






Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal