sexta-feira, 28 de agosto de 2015

O DHARMA E A VERDADEIRA LIBERDADE

Sacrifique ignorância (ajnana) e ego (ahamkara) no altar da sabedoria (Jnana), e instale a retidão (Dharma) em seu interior" - esta é a mensagem das escrituras. Cada ato altruísta, que prepara o terreno para a fusão da alma com a Super Alma, que amplia a visão para a Divindade imanente em todos os lugares, é um ato de retidão. Cada ato desses é um pequeno córrego que engrossa o rio da santidade correndo em direção ao mar de conhecimento da Divindade. Seus atos e atividades são todos rituais de culto ao Paramatma que permeia o Universo. Tudo que é feito em uma atitude de dedicação e entrega é um componente do Dharma, que leva à Realização. A estratégia do modo de vida da antiga Bharathiya (India) era dirigida para a santificação de cada momento e cada palavra, pensamento e ação como um passo no sentido da realização do Divino. (Dharma Vahini, Capítulo 1)

Alguns de vocês podem pensar: "Como pode o Dharma, que impõe limites sobre pensamentos e palavras, e regula e controla, tornar uma pessoa livre?" A liberdade é o nome que você dá a um certo tipo de escravidão. A verdadeira liberdade é obtida somente quando a ilusão está ausente, quando não há nenhuma identificação com o corpo e os sentidos, e não há servidão ao mundo objetivo. Pessoas que escaparam dessa servidão e alcançaram a liberdade, no sentido genuíno, são muito poucas em número. Servidão reside em cada ato feito com a percepção de que o corpo é o Eu Superior, pois a pessoa é um joguete dos sentidos. Somente aqueles que escaparam desse destino é que são livres; essa "liberdade" é o estágio ideal para o qual o Dharma conduz. Com esse estágio constantemente em mente, se você estiver envolvido nos afazeres de sua vida, então você se tornará uma pessoa liberada (mukta-purusha) ainda nesta vida. (Dharma Vahini, capítulo 2)




Sathya Sai Baba





Fonte: http://www.sathyasai.org.br/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

Todos os dias pela manhã nos olhamos no espelho para ver como está o rosto. Mas será que estamos tão atentos com a limpeza da alma assim como cuidamos da limpeza da face? Ao olhar no espelho do conhecimento, o que examino são as virtudes. Elas são a prova de ter entendido e praticado o conhecimento. Para olhar nesse espelho é preciso ter coragem. É somente através dele que posso me desenvolver e melhorar. É ele que me dá o prumo do comportamento, das ações e dos pensamentos.

Os obstáculos que surgem não são para prejudicá-lo, eles vem apenas para se despedir de você. Deixe-os vir e ir mas não deixe que os obstáculos sentem-se com você como seus convidados. Agora faça esse esforço: deixe que os obstáculos simplesmente venham e vão embora. Se você permitir que eles sejam seus convidados de novo e de novo, então isso tornar-se um hábito. Eles se sentiriam em casa com você. Portanto, deixe-os vir e deixe-os ir. Não tenha misericórdia deles.

Tolerância é a habilidade de acomodar diferentes opiniões e indiferentes atitudes, mantendo o autorrespeito e respeitando os outros. Para reforçar o hábito da tolerância, procure ter uma mente aberta em relação a tudo. Procure entender que cada ser humano possui, dentro de si, uma bagagem de conceitos, experiências e memórias absolutamente singulares. A tolerância é o poder que valoriza essas histórias pessoais, com respeito e amor. Onde houver tolerância em uma tarefa ou relacionamento, haverá sucesso.

Ser sábio sobre o significado da palavra agora é a arte de ver que cada momento tem seu valor próprio, mesmo que a experiência de tal momento não esteja conectada com qualquer uma de nossas ambições, metas ou preocupações mentais. O significado do tempo dos relógios não é nada quando comparado com a experiência de não sentir o tempo, de estar completamente presente e imerso na tarefa que está sendo realizada. (Mike George, From now to eternity, Purity, February, 2007)

Sua paz e sua aceitação são como duas cores primárias que quando misturadas criam contentamento. Você não pode ser paciente a menos que você esteja contente com você e com o mundo no momento presente. Apenas nessa quietude, que não é passiva ou submissa, mas alerta e disponível, você pode ouvir e sentir a sabedoria que vem da verdade que você já traz fundo em seu coração. Intuitivamente você sabe que tudo está bem e que tudo será bom. Sua fé na vida emerge como uma sabedoria intuitiva. E usando as palavras do famoso texto Desiderata: tudo acontece exatamente como deveria. (Mike George)




Brahma Kumaris





Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal