segunda-feira, 21 de setembro de 2015

VERDADEIRA IMORTALIDADE

O Kaivalya Upanishad declara: "Não é por meio de obras, nem pelo poder humano, nem pela riqueza, mas somente pela renúncia que a imortalidade pode ser atingida". "Obras" referem-se a rituais como sacrifícios, votos, instituições de caridade, doações, peregrinações etc. Através dessas atividades não se pode alcançar libertação, ou seja, não se pode livrar-se do véu da ignorância. "Poder humano" significa a aquisição de posições de autoridade, de habilidade e inteligência que pode manipular as pessoas e as coisas, de fama e supremacia, de encanto pessoal, de saúde e felicidade, ou de uma grande família com muitos filhos - estes não podem conferir libertação. As obras acima mencionadas e a aquisição referida só podem ter êxito quando se tem "riqueza". Mas o Upanishad anuncia que a sabedoria espiritual não está relacionada com as riquezas. Assim, a libertação não pode ser conquistada por meio de riqueza. Somente a renúncia pode conferir imortalidade.




Sathya Sai Baba





Fonte: http://www.sathyasai.org.br/
Fonte da Gravura: Tumblr.com

NO CORPO ESPIRITUAL, A ETIOLOGIA DAS MOLÉSTIAS

A doutrina espírita define saúde como a perfeita harmonia da alma

Falando sobre o perispírito, o engenheiro Ney Prieto Peres e o Dr. Hernani Guimarães Andrade apresentam a concepção da física transcendental com relação a esse importante elemento de ligação entre a alma e o corpo físico.

Ressaltamos, com Allan Kardec e André Luiz, que é nesse corpo espiritual ou psicossoma que reside causa de todas as doenças, porque como campo de informação e molde do espírito, ele reflete o enigma de toda a evolução espiritual.

Vejamos alguns ensinamentos contidos no livro "Roteiro", de Emmanuel, sobre perispírito:

"Ele ainda é um corpo organizado que representando o molde fundamental da existência para o homem, subsiste além do sepulcro, demorando-se na região que lhe é própria, de conformidade com o seu peso específico. Formado por substâncias químicas que transcendem a série estequiogênica conhecida até agora pela ciência terrena, possui aparelhagem rarefeita alterando-se de acordo com o padrão vibratório do campo interno. Organismo delicado com extremo poder plástico, modifica-se sob o comando do pensamento. O progresso mental, é o grande doador de renovação ao equipamento do espírito em qualquer plano de evolução. Quanto à forma somática ele obedece às leis de gravidade, no plano a que se afina. Nossos impulsos, emoções, paixões e virtudes nele se expressam fielmente."

Saúde: tarefa de reeducação moral

O espiritismo inaugura, portanto, um novo conceito de saúde: "a perfeita harmonia da alma". A questão da saúde está profundamente ligada à tarefa educacional de cada ser.

Segundo Emmanuel, no livro "Pensamento e Vida": "A cólera e o desespero, a crueldade e a intemperança criam zonas mórbidas de natureza particular no cosmo orgânico, impondo às células a distonia pela qual se anulam quase todos os recursos de defesa, abrindo-se leira fértil à cultura de micróbios patogênicos nos órgãos menos habilitados à resistência."

É assim que, muitas vezes, a tuberculose e o câncer, a lepra e a ulceração aparecem como fenômenos secundários, residindo a causa primária no desequilíbrio dos reflexos da vida anterior.

E Emmanuel ainda acentua: "Todos os sintomas mentais depressivos influenciam células em estado de mitose, estabelecendo fatores de desagregação".

Se nós tivermos presente o fato de que o tumor canceroso resulta, para falarmos de forma resumida, de uma multiplicação anárquica das células e se nos recordarmos de que podemos, de acordo com o nosso estado mental, influir na mitose celular, pode-se avaliar melhor a extensão de nossa responsabilidade no que tange à origem profunda de nossas moléstias.

Segundo André Luiz, no livro "Evolução em Dois Mundos", "uma vez alcançado o desequilíbrio, seja pelo abuso de nossas forças, seja estabelecendo perturbações em prejuízo dos outros, abriremos campos de ruptura na harmonia celular e toda a zona perispiritual atingida é passível de invasão microbiana. Assim, somos sujeitos a albergar desde o resfriado comum até as infecções irreversíveis, dependendo do grau de nosso desequilíbrio interior.

E isso porque quase todos os estados mórbidos, segundo André Luiz, "surgem como fenômenos secundários sobre as zonas de predisposição enfermiça que formamos em nosso próprio corpo pelo desequilíbrio de nossas forças mentais a gerarem rupturas entre o corpo espiritual e o veículo físico, pelas quais se insinua o assalto microbiano em que sejamos particularmente inclinados pela natureza de nossas contas cármicas".



Ana Gaspar



Bibliografia:

-Trechos do Boletim Médico espírita, n. 4, artigo da Dra. Marlene R. S. Nobre


Fonte da Gravura: Tumblr.com

A INTELIGÊNCIA CÓSMICA E A EVOLUÇÃO

Todas as formas têm tendência para se tornar rígidas e, se os humanos não estiverem atentos, o espírito que anima essas formas já não tem possibilidade de se manifestar. Por isso, parte à procura de novas formas, mais adaptadas àquilo que ele quer exprimir.

Esta lei é válida em todos domínios, mesmo no da religião. Por isso, as religiões que há séculos teimam em manter as mesmas formas estão erradas. Em vez de compreenderem que é sempre necessário fazer evoluir as formas para que elas consigam exprimir cada vez mais, cada vez melhor, as correntes sempre novas do espírito, muitos seguidores tentam convencer-se de que devem manter a sua religião exatamente nas formas com que ela foi criada. Segundo eles, seria mesmo essa a vontade de Deus.

Pois bem, não é assim, a Inteligência Cósmica não fixou nada na forma definitivamente, e sempre que os humanos recusaram fazer evoluir as formas surgiram acontecimentos que fizeram desaparecer essas doutrinas, essas crenças, esses ritos, que eles julgavam válidos e instalados para sempre. O que os humanos pensam não é o que pensa a Inteligência Cósmica, ela tem outros projetos. Por isso, ao longo dos séculos sempre se viu acontecerem perturbações e mudanças quando o espírito deixou-se aprisionar em formas.




Omraam Mikhaël Aïvanhov






Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Tumblr.com

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

A desarmonia entre pensamentos, palavras e ações e também a falta de intenções nobres está poluindo o ambiente espiritual ao redor do globo. A solução para reverter esse processo é servir com a mente. Criar tempo na agenda para conscientemente ter bons desejos para si e para os outros é um grande serviço humanitário. Ao escolher um momento tranquilo - de preferência de manhã cedo - podemos dar um banho de paz, borrifar amor e espalhar felicidade nas áreas que estão em conflito. (The power of pure thoughts, Purity, September 2013)

Quando me dirijo ao mundo interior, não é para escapar do barulho incessante das ações, das exigências e confusões dos outros. Não é para alienar-me dos acontecimentos e das pessoas. É para fertilizar o solo interno, onde todas as minhas virtudes e poderes podem brotar, crescer e desabrochar. Quando estou bem alimentado por dentro, não me torno um mendigo do amor ou de respeito, porque sei ser meu próprio amigo e amigo dos outros. (Ken O'Donnell, Lições para uma Vida Plena, Editora Gente, São Paulo, 1993)

Quando criamos uma conexão viva e constante com Deus, automaticamente nos conectamos com toda a família global. E qual é o resultado disso? Passamos a receber cooperação de todos, não apenas daqueles que foram beneficiados com a nossa ajuda. Assim é que funciona a maquinaria divina. Quando elevamos a consciência em direção ao Supremo, nos conectamos com toda a criação. Como resultado, tudo de melhor vem a nós. O método para isso é criar um relacionamento vivo com Ele baseado no amor, na honestidade e na confiança.

Quando começo a confiar em mim eu paro de olhar para os outros para provar meu próprio mérito. Quando busco internamente por respostas eu começo a aumentar a confiança em mim. Essa confiança me liberta de perguntar aos outros o que fazer e de ser dependente de orientação externa. Que hoje eu confie na voz quieta da minha intuição e considere as orientações sábias que ela me revela.





Brahma Kumaris






Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal