terça-feira, 29 de setembro de 2015

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

Introversão é dar tempo ao silêncio. Num mundo barulhento e exigente, a introversão é a virtude que nos ajuda a entrar em contato com o nosso eu puro e perfeito. Ela nos leva para dentro de nós mesmos e gentilmente nos faz reconhecer nossa própria verdade interior. Introversão não é apenas permanecer dentro, mas acessar o valor próprio e lidar com o mundo através dele. Mesmo diante das situações mais difíceis, é preciso ficar introvertido, olhar para dentro e trazer à tona o valor interior. Assim, naturalmente conseguimos manter a autoestima.

Por um lado as pessoas admiram a humildade, por outro lado elas acham que pessoas humildes podem se tornar submissas. Mas a verdadeira humildade indica autoridade e uma força suave. Isso é autoridade sobre si mesmo e não uma autoridade que impõe controle sobre os outros. Uma pessoa humilde fala com verdade, mas a sua autoridade não fere o coração dos outros. As pessoas vão admirar a dignidade e a autoconfiança de uma pessoa assim. O equilíbrio entre humildade e autoridade sobre si é a base de um grande líder. (Mike George)

Há cinco passos essenciais para o controle emocional: 1.Ter consciência do surgimento da emoção que pode nos levar a irritação ou raiva; 2. Reconhecer que somos criadores de nossas emoções e não alguém ou alguma coisa; 3. Aceitar plenamente a presença da emoção sem resistir; 4. Desprender-se da emoção, deixar que ela se dissolva e perca o poder; 5. Voltar a atenção para o centro de nós mesmos, onde a paz e força interior residem.

Quando nos deparamos com uma situação difícil, a mente se inunda de pensamentos. Falamos muito sobre isso e contamos o problema a todos que encontramos. Então o problema parece tão grande que sentimos que não podemos fazer nada para mudar a situação. Mas precisamos aprender a arte do silêncio (mental e verbal). O silêncio interno traz as soluções certas porque a mente está calma. Quando deixamos de contar o problema aos outros, descobrimos que somos capazes de encontrar a solução. O poder do silêncio torna possível o impossível.




Brahma Kumaris





Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Tumblr.com