domingo, 20 de dezembro de 2015

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

O mundo saúda os heróis de muitas maneiras. Alguns são aplaudidos pelo seu ofício e talento. Outros mantêm elevada estima por seu prestígio, riqueza e poder. O mundo homenageia aqueles que fizeram uma façanha especial em seus campos profissionais e decora empreendedores e vencedores. Mas respeito, do coração, é muito mais do que isso. Respeito é recebido através dos atos de bondade, serviço e sacrifício. Uma pessoa que sempre valoriza a dignidade dos outros, é honesta, paciente e humilde em suas interações, e também é compassiva - especialmente com aqueles que são menos dotados - recebe amor e respeito de todos. Pessoas assim são os verdadeiros heróis.

Pense em todas as vezes que você quis mudar mas não foi capaz. Agora pergunte-se porque você não conseguiu trazer a mudança desejada. Foi porque você estava esperando os outros mudarem antes de você mudar? Pegue qualquer coisa que você queira mudar e diga a si mesmo: Eu vou mudar e, ao ver-me, outros mudarão também. Eu sou o líder que inspira outros a mudar, eu não vou esperar pelos outros.

A observação desapegada é a habilidade de nos separarmos dos nossos próprios pensamentos, emoções, atitudes e comportamento. É a arte de ser testemunha das cenas que acontecem ao nosso redor. Enquanto nos desapegamos e observamos como o jogo da vida se desenvolve - sem sermos participantes ativos - somos capazes de ver o quadro todo com mais clareza. Assim fica mais fácil ver claramente o papel que temos a desempenhar e onde nossa contribuição reside. Nós somos criadores. Nossos pensamentos, emoções e atitudes são nossos trabalhadores.

Para haver amor verdadeiro é preciso uma atmosfera fresca e renovada, sem medos. Quando você sente que está espiritualmente preenchido, tudo flui com prazer, felicidade e bem-estar. Esse estado lhe ajuda a aceitar a pessoa que você ama como ela é, porque a partir de sua própria plenitude você não precisa esperar nada do outro. Quando você está satisfeito consigo, o seu relacionamento com os outros é elevado e livre de medo. Você não está pedindo ou tomando nada do outro. Você está sim compartilhando amor, felicidade, conhecimento ou sabedoria sem criar dependência em relação ao outro.




Brahma Kumaris





Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autorial pessoal

O CORPO COMO UM VEÍCULO DE SERVIÇO E EVOLUÇÃO

As pessoas cometem a grande falha de identificar-se com o corpo. Elas acumulam uma variedade de coisas para a manutenção e conforto do corpo, mesmo quando ele torna-se fraco e decrépito com a idade! A morte pode ser adiada? Quando chega o alerta de Yama (Deus da morte), todos devem partir. Posição, orgulho e poder - tudo desaparece perante a morte. Sabendo disso, esforce-se dia e noite, com pureza de corpo, mente e espírito, para realizar o Eu Superior. O corpo deve ser preservado como um veículo para este serviço. Mas lembre-se, você não é este corpo; ele não pode ser você! Até a realização da finalidade para a qual lhe foi dado o corpo humano, é seu dever vigiá-lo atentamente e protegê-lo de dano e invalidez. Assim como roupas de lã ajudam a suportar o rigor dos vendavais frios durante o inverno e são descartadas no verão, o corpo material não é mais essencial quando os vendavais frios da vida material não mais o afetarem.

Devemos compreender claramente o significado de "morte" e "imortalidade". Consideramos a morte como sinônimo de todos os tipos de força no corpo que estão sendo perdidos. Em outras palavras, a morte é o desaparecimento da força vital do corpo. Se a força vital permanece no corpo para sempre, consideramos tal situação como imortalidade. Isso é incorreto. Ser capaz de identificar-se totalmente com o aspecto de Deus e esquecer completamente o aspecto do corpo é a verdadeira imortalidade. Todos os momentos em que estamos totalmente imersos apenas no pensamento do corpo e seus confortos, e esquecemos o aspecto do Atma, isso é a morte. É somente quando somos capazes de reconhecer claramente a ligação entre nascimento e morte que o desejo sagrado de assegurar a imortalidade brotará em nós. Há nascimento e morte para o corpo, mas não há nascimento ou morte para o Atma. Ser capaz de entender essa eternidade do Atma é o verdadeiro significado de alcançar a imortalidade.




Sathya Sai Baba





Fonte: http://www.sathyasai.org.br/
Fonte da Gravura: Tumblr.com