quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

Antigamente nós encontrávamos lugares tranquilos para praticar silêncio e nos perguntar: Quem sou eu? Mas atualmente parece que ninguém tem tempo para o silêncio. O foco de todos não parece ser esse. Em silêncio podemos ver muitas coisas sobre nós mesmos, caso contrário ficamos vendo apenas as coisas do mundo exterior. Deixe que haja essa realização: Eu tenho que fazer esse esforço agora. (Dadi Janki)

Pensamentos são como sementes. Eles têm uma tendência natural de crescer e se manifestar em nossas vidas, se os alimentarmos com atenção, interesse e entusiasmo. O poder de nossas mentes é parte do poder criativo do universo – nossos pensamentos trabalham junto com ele. Então, ao invés de reclamar, criticar, culpar e catastrofizar sobre os problemas e o futuro, devemos criar pensamentos, atitudes e vibrações que refletem os valores elevados como paz, respeito e amor. Essa energia coletiva positiva fará um enorme efeito onda e mudará a consciência das outras pessoas.

Nossos pensamentos não simplesmente refletem nossa realidade mas eles criam nossa realidade. Pensamentos são como uma tela. O que nela projetamos com nossa visão, sejam  pensamentos ou sentimentos, determina o tipo de experiências de vida que vivemos. Para trazer mudanças em nossas vidas temos que desenhar uma realidade diferente: aquela que mais gostamos.

Desapego é a virtude que me liberta de situações indesejáveis e pensamentos negativos. Desapego não é indiferença, apatia ou falta de energia, mas um estado que vem da força e da paz interior. Posso ser amoroso, feliz, cooperativo e ainda ter desapego. O verdadeiro desapego interior é a habilidade de pensar com clareza e estar imune ao que as pessoas pensam e falam sobre mim. Desapego me capacita a ter mais controle sobre o humor e o estado da minha mente. Também me ajuda a ser mais eficiente no trabalho e diante das situações difíceis ou emergenciais. Para ser desapegado preciso conhecer meus pensamentos e seus resultados. (BK Satyanarayana, The Power of Detachment, The World Renewal, 2009)





Brahma Kumaris





Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário