domingo, 10 de abril de 2016

O REAL ESTÁ ALÉM DO PASSADO, PRESENTE E FUTURO

Deus é inescrutável. Ele não pode ser percebido no mundo objetivo exterior; Ele está no coração de cada ser. Você exalta a Deus como onipresente, onisciente e onipotente, mas ignora Sua presença em você! Quem pode afirmar que Deus é isso ou aquilo? Quem pode confirmar que Deus não é desta forma ou com esse atributo? Cada um pode adquirir da vasta extensão do oceano somente o quanto pode ser contido em um recipiente que pode transportar em suas costas. A partir dessa quantidade, pode-se entender somente um pouco dessa imensidão. Pedras preciosas devem ser procuradas no subsolo; elas não flutuam no ar. Busque a Deus no mais profundo de si mesmo, e não na tentadora natureza caleidoscópica. O corpo lhe é concedido para este elevado propósito; mas agora você está fazendo mau uso dele, como a pessoa que usou um vaso de ouro cravejado de joias, que chegou às suas mãos como uma relíquia de família, para cozinhar seu alimento diário.

Você está desperdiçando seu precioso tempo pensando que tudo o que vê neste mundo objetivo é verdade. Não! Nenhum desses objetos é real. A verdade é eterna e está além dos três períodos de tempo - passado, presente e futuro. Essa Verdade é a Divindade. Deus é um só, agora e para sempre. Quão tolo é pensar que a visão mundana que está sujeita a alterações ao longo do tempo é real. Você é um estudante hoje. Amanhã você se tornará um funcionário em uma Organização e alguns anos mais tarde será um funcionário aposentado. Então, o que é verdade? É a vida como um estudante ou um funcionário ou como um funcionário aposentado? Assim, todos os que você vê neste mundo objetivo e todas as relações entre os indivíduos são apenas temporários, nunca reais e permanentes. A Divindade não é assim. Reconheça a verdade de que o Divino é onipresente - ontem, hoje e amanhã.

Eu quero que você exerça controle sobre cinco coisas vitais na vida. (1) "Não desperdice dinheiro." Perceba que o mau uso de dinheiro é imoral. Se você deseja manter uma foto de Bhagavan, tenha apenas uma. Por que desperdiçar seu dinheiro na compra de muitas? (2) "Não desperdice comida." Perceba que "Alimento é Deus." (3) "Não perca tempo." Tempo é Deus. Tempo desperdiçado é vida desperdiçada. (4) "Não desperdice energia." Entenda que quando você vê, fala, ouve, age ou pensa, energia é gasta. Em todas essas atividades, não desperdice suas energias desnecessariamente. (5) "Não se esqueça de Deus", a qualquer momento, no que quer que você possa estar fazendo. Deus está presente onde quer que vá. Ele está com você, ao seu lado e em torno de você, sempre. Assim, não há necessidade de ir a algum templo para orar a Deus. O seu coração é Seu templo. Transforme sua visão interior e compreenda o Princípio do Atma. (Discurso Divino, 23 de novembro de 1997)




Sathya Sai Baba






Fonte: www.sathyasai.org.br
Fonte da Gravura: Tumblr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário