sexta-feira, 8 de julho de 2016

ATITUDES INARMÔNICAS

Parece quase impossível fazer o ser humano comum compreender que, no momento em que ele permite pensar ou dizer algo de natureza invejosa, ciumenta, vingativa, crítica, ou destrutiva – nesse momento – sua atitude mental está fora harmonia com a Mente Divina. O resultado há de ser falta de harmonia das forças físicas do corpo com as forças físicas do universo. Tal estado invariavelmente resulta em que as forças físicas do corpo se tornam algo destrutivas ou inarmônicas, e em alguma parte do corpo ocorrerá, gradualmente, uma manifestação externa.

Uma pessoa pode estar convicta de que o fato de perder a calma é desastroso para os nervos e o sangue e certamente produzirá uma reação física ou mental. No entanto, pode compreender que, quando seus pensamentos são grosseiros, críticos ou destrutivos, com certeza provocam reação em seu estado mental e físico. Quando uma pessoa despende qualquer energia de pensamento em dar vazão a ódio, crítica destrutiva, ou comentários grosseiros sobre um indivíduo ou grupos de indivíduos, cedo ou tarde a reação dessa atitude inarmoniosa produz uma condição física ou mental mais ou menos grave.

A pessoa que acredita que alguém lhe fez injustiça e acha que deve fazer comentários destrutivos a seu respeito, ou que sempre está procurando criticar alguém maliciosamente, por certo, estará trazendo má saúde e infortúnio para a sua vida. É metafisicamente verdadeiro o fato de que, para cada minuto gasto no pensamento de impressões desfavoráveis, crítica destrutiva, ou ódio para com alguém, haverá horas de sofrimento físico e mental.

A primeira coisa que temos de fazer, então, ao considerarmos o alívio de qualquer condição mental ou física, é analisar o nosso Eu mental por algum tempo e verificar que pensamentos, atitudes e estado mentais temos mantido ou expresso, e, imediatamente, eliminar essa atitude, invertendo nossas opiniões, nossas ideias, substituindo-as por pensamentos de amor e bondade. Em outras palavras, o veneno mental que tenha estado corroendo o próprio coração de cada célula do nosso organismo terá de ser eliminado, antes que se possa fazer qualquer tratamento para aliviar as últimas ou exteriores manifestações.

Qualquer outro processo estará apenas tratando essas manifestações externas, como ao tomarmos drogas para entorpecer os sentidos, sem eliminarmos a verdadeira causa. Portanto, após analisarmos nosso Eu interior e descobrirmos os pensamentos destrutivos que temos realmente mantido devemos nos purgar de qualquer possível veneno, mantendo pensamentos de amor, bondade, cortesia e comunhão espiritual com todos os seres humanos e todos os demais seres vivos da face da Terra.

Devemos nutrir intensamente o pensamento de que tudo é bom, todo mundo é amoroso e bom, de que ninguém é mau (apenas diferente), de que não existem seres maus, pois, todos são Filhos da Luz e Filhos de Deus.





Dr. Harvey Spencer Lewis, F.R.C.






Fonte: do opúsculo "Cura Pessoal"
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário