terça-feira, 30 de agosto de 2016

A VERDADEIRA EDUCAÇÃO E O SIGNIFICADO DA VIDA

Eu quisera saber se alguma vez já perguntamos a nós mesmos o que significa educação. Por que vamos para a escola, por que estudamos tantas matérias, por que fazemos exames e competimos uns com os outros pelas melhores notas? Que significa essa chamada educação, e qual a sua finalidade?

Esta é, com efeito, uma questão muito importante, não só para os estudantes, mas também para os pais, para os professores e para todo aquele que ama esta Terra. Por que tanta luta para sermos educados? É unicamente porque precisamos passar em certos exames e obter emprego? Ou a função da educação é preparar-nos, enquanto jovens, para compreender o inteiro "processo" da vida?

Ter emprego e ganhar o próprio sustento, é necessário; mas, isso é tudo? É só para isso que estamos sendo educados? Ora, por certo, a vida não é, meramente, um emprego, uma ocupação; a vida é algo extraordinariamente amplo e profundo, um grandioso mistério, um vasto reino em que funcionamos como entes humanos. Se meramente nos preparamos para ganhar o sustento, perderemos o significado essencial da vida; e compreender a vida importa muito mais do que simplesmente nos prepararmos para exames e nos tornarmos bem proficientes em Matemática, Física etc.

A educação, por certo, nenhuma significação tem se não vos ajuda a compreender a vastidão da vida com todas as suas sutilezas, sua extraordinária beleza, seus pesares e alegrias. Podeis conquistar graus, acrescentar uma série de letras ao vosso nome e conseguir uma boa colocação; mas — e daí? Qual o sentido de tudo isso se, nesse "processo", a vossa mente se torna embotada, cansada, estúpida?

Assim, não deveis, enquanto estais jovens, tratar de descobrir o significado da vida? E a verdadeira função do educador não é cultivar em vós a inteligência que tentará encontrar a solução de todos esses problemas? Sabeis o que é inteligência? É, sem dúvida, a capacidade de pensar livremente, sem medo, sem nenhuma fórmula, de modo que, por vós mesmo, comeceis a compreender o que é real, o que é verdadeiro; mas, se tendes medo, nunca tereis inteligência. Qualquer forma de ambição espiritual ou mundana, gera ansiedade, medo; a ambição por conseguinte, não concorre para o aparecimento de uma mente clara, simples, direta e, portanto, inteligente.




J. Krishnamurti






Fonte: do livro "A Cultura e o Problema Humano"
Ed. Cultrix, São Paulo, 3ª. ed., 1977
Tradução de Hugo Veloso
Fonte da Gravura: Tumblr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário