quinta-feira, 11 de agosto de 2016

TENACIDADE - ESFORÇOS RENOVADOS

Os humanos consideram os seus defeitos e as suas fraquezas como obstáculos ao seu desenvolvimento. Isso é verdade, mas não completamente. Se, em vez de se deixarem enfraquecer e derrotar por esses defeitos, eles procurarem uma maneira de se servir deles, descobrirão que estes podem ser-lhes úteis. Vós direis: «Úteis como? Os defeitos têm de ser combatidos, completamente destruídos.» Vós já tentastes e vistes que não é fácil! Fostes vós que vencestes?...

Todas essas tendências inferiores que considerais como fraquezas, na realidade são forças. Aprendei a sentir todas as energias que elas representam. Se afastardes todos os vossos adversários, se suprimirdes tudo o que vos resiste, quem trabalhará para vós, quem vos servirá?... A sensualidade, a ganância, a vaidade ou a cólera são forças. Decidi-vos a mobilizá-las e elas ajudar-vos-ão a avançar na direção espiritual que decidistes tomar.

O poder do homem reside nos pequenos esforços renovados todos os dias. Infelizmente, muitas vezes é nisso que as pessoas capitulam. De vez em quando, elas conseguem superar-se e realizar façanhas. Mas vencer sempre a inércia, a preguiça, estar vigilante, controlar-se... é difícil! Contudo, o verdadeiro poder reside nisso: na tenacidade. Nada resiste àqueles que não se deixam deter pelo caminho, pois eles fazem atuar leis poderosas perante as quais os obstáculos acabam por ceder.

Muitos de vós concentram as suas energias no esforço de um instante! Se não sois bem-sucedidos, desistis, e é por isso que continuais a ser fracos. O verdadeiro poder adquire-se à custa de pequenos esforços renovados. Aprendendo a trabalhar de um modo contínuo, vós conseguireis encontrar o ritmo conveniente que vos permitirá ganhar terreno pouco a pouco. E que energias vós recebeis então para continuardes o vosso trabalho!





Omraam Mikhaël Aïvanhov





Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Tumblr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário