quarta-feira, 26 de outubro de 2016

BUSCANDO A HARMONIA DA PERSONALIDADE

O ser humano é um "todo integral" e nele encontramos o conceito "holístico" ou "holos", que vem do grego e significa "tudo". Pelo fato de ser um todo, é completo como um universo. O ser humano está composto de aspectos espirituais, mentais, emocionais (sentimentos) e físicos. Se observarmos o ser humano de um só ponto de vista teremos uma visão parcial do conhecimento deste.

Podemos aperfeiçoar a personalidade mediante a prática de métodos e técnicas; cada dia irá somando um grau de melhoramento em tudo o que realizamos. Um ato positivo nos transforma em pessoas otimistas, magnéticas e atrativas, com poder de convicção e capazes de transformar o meio no qual vivemos.

Este é um tipo de personalidade diferente que chamamos de tipo "P", contrária e distinta de todas as que existem tal como a neurótica e outras. Os psicólogos chamam de tipo "A" à pessoa estressada, com alto sentido de competência, ansiosa etc. Estabeleceu-se que tendem à determinadas enfermidades cardiovasculares.

Para transformarmos nossa personalidade (e ter uma vida plena e feliz), faz-se imperioso termos uma visão holística completa do mundo que nos rodeia e de nós mesmos.

A visão holística consiste em compreender que o ser humano é uma entidade muito mais complexa do que se vê aparentemente. Não só deve ser tratado e estudado como um ser físico e mental, senão que também observar toda a sua constituição, desde os planos mais superiores até os mais inferiores. Ou seja, que uma pessoa é muito mais difícil de ser tratada quando não se vê apenas o aparente.

O ser humano é um ser aperfeiçoável e isto quer dizer que podemos mudar. É somente uma ilusão pensar que não podemos fazê-lo. Atualmente existem muitos métodos que nos ajudam a nos renovar, desde nossa parte mental até as ações de tipo mais inferiores.

Existem métodos para autoprogramar a mente subconsciente e a partir daí produzir as mudanças nos planos de nossa personalidade, conseguindo um atuar harmônico e equilibrado em si mesmo e no meio que vivemos. (Pode-se eliminar timidez, insegurança, falta de confiança em si, depressões, enxaquecas, maus hábitos etc.)

Quando se fala que podemos nos desenvolver holisticamente, está se falando precisamente de nos ajudar a obter uma visão global e completa de si mesmo e não parcial e fragmentada como frequentemente se dá, podendo assim avançar rapidamente em um processo evolutivo, que sem dúvida é a meta última de todo ser humano: evoluir.






Fonte: Ordem de Templos Operativos - OTO
http://www.iniciados.org/
Fonte da Gravura: Tumblr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário