quarta-feira, 2 de novembro de 2016

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

Hoje, experimente ficar mais introvertido. Procure não falar muito. O seu jeito de ser dirá tudo. Pratique aquele velho ditado: não veja, não ouça, não fale e não pense nada de mal. Se dúvidas surgirem na mente, não fique confuso. Vá para dentro e, em silêncio, encontre uma resposta. É na introversão que descobrimos o que é a consciência da alma. É muito simples. Pratique duas coisas: (1) eu sou uma alma, (2) eu pertenço à Alma Suprema. Isso o levará para dentro e depois para cima. Então desça e desempenhe o seu papel como um observador. (Dadi Janki)

Vivemos nossas vidas mais por hábito. Quando andamos por uma rua familiar não registramos mais suas peculiaridades: nossas percepções perdem o frescor. Entretanto podemos recriar a impressão de novidade. Isso pode não significar uma aproximação às realidades espirituais, mas nos prepara para ver as coisas de maneira incomum. Ao escapar dos velhos hábitos nos tornamos mais suscetíveis à realização espiritual.

Se quisermos plantar sementes neste século 21 a primeira delas é a da simplicidade. Em nossa comunicação, ser abertos, honestos e limpos. Em nossos relacionamentos, desenvolver uma atitude não-egoísta. Todos estão pensando muito neles mesmos ou em suas famílias, mas esse é o tempo de pensar e fazer algo pelo mundo. Sermos amorosos e misericordiosos em relação a nós e aos outros é nossa responsabilidade. Não devemos ficar tristes ao ver as pessoas na tristeza. Temos de trazê-las para a felicidade.

Existem muitas razões para fazermos nossas escolhas com base no que os outros pensam e fazem. Primeiro, porque talvez nossa autoestima não esteja tão alta. Segundo, porque temos dúvidas. Terceiro, porque nos preocupamos com o que os outros pensarão sobre nós. Para fazer as escolhas certas precisamos: (1) fortalecer o intelecto, tomando decisões precisas entre certo e errado, (2) desenvolver o autorrespeito, ao ter força de vontade para perseguir nossas escolhas. Cada situação da vida será melhor conduzida se fizermos a escolha certa no momento certo. É isso que nos faz mestres do nosso próprio destino! (BK Venkata, Choosing your destiny, The World Renewal, February, 2005)





Brahma Kumaris






Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Tumblr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário