sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

Pureza é a personalidade espiritual. O sinal da pureza é limpeza e verdade. Os olhos daqueles que despertaram seu eu verdadeiro não se voltam para as fraquezas dos outros. Também não são atraídos pelo que os outros conquistaram porque aqueles que têm a personalidade da pureza são completos em sua natureza e relacionamentos. Para eles nada está faltando. E porque estão preenchidos na mente, eles permanecem contentes. (Contentment and happiness, Purity, July 2014)

A benevolência reflete um estado de espírito de profundo bem-estar e bons sentimentos para si e para os outros. As pessoas benevolentes criam à sua volta uma vibração pura e positiva capaz de dar a todos uma experiência de bondade. Elas inspiram conforto e confiança num clima de respeito mútuo. Ninguém fica amedrontado na presença de quem possui esta virtude. (António Sequeira, Virtudes para uma Nova Consciência, Centro de Raja Yoga Brahma Kumaris de Lisboa, 1999)

A verdadeira humildade traz tanto poder da verdade que não precisamos mais dizer nada em palavras. O poder do nosso estado interno de ser fará com que a outra pessoa perceba o erro de suas maneiras. Ao invés de corrigir alguém, eu preciso checar minha própria atitude. Eu preciso me lembrar da minha humildade interna e só então dizer o que eu devo dizer. Com humildade, minhas palavras serão benéficas ao outro e isso o ajudará a aprender. A humildade capacita as pessoas a realizarem seus erros e corrigi-los.

A verdadeira humildade vem do autorrespeito. Quando estamos preenchidos no nosso estado de autorrespeito permanecemos humildes em todas as situações. Mas quando não há esse autorrespeito, qualquer comentário ou crítica machuca o ego e tendemos a perder nossa humildade. Quando fico afetado pela crítica eu preciso checar se estou certo no que estou fazendo. Eu preciso olhar para dentro e ver quais são minhas especialidades para que eu possa usá-las na minha vida diária. Quando eu aumento a minha própria confiança e faço tudo com essa confiança, eu serei humilde.

Uma mente que é poderosa - e livre de pensamentos inúteis e negativos - pode atuar através de vibrações positivas. Sua esfera de influência pode aumentar a medida que a pureza cresce. Uma mente sem vícios é como um aparelho sem fio, transforma o ambiente e a conduta das pessoas através da comunicação mental a longa distância. Assim como a conexão de um satélite aumenta o alcance da comunicação externa, o Raja Yoga - que é a ligação mental com Deus - amplia a capacidade de comunicação da mente. Essa prática transforma seres humanos em benfeitores da humanidade. (Communicating through vibrations, Purity Bureau, Purity, June 2015)




Brahma Kumaris





Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal