segunda-feira, 28 de março de 2016

POLARIDADES - PRINCÍPIOS DO UNIVERSO

O universo é obra dos dois grandes Princípios masculino e feminino, o Espírito cósmico e a Alma universal, que se unem para criar. Aquilo a que nós chamamos o espírito (masculino) e a alma (feminino) são emanações desses dois Princípios criadores. Por isso, tal como eles, nós somos criadores pelo nosso espírito e pela nossa alma. Mas esse poder de criar nós só podemos exercê-lo se, pela nossa consciência, formos capazes de nos elevar sempre mais alto, até às regiões onde só reina a luz. As atividades espirituais que fazem de nós criadores verdadeiros são a oração, a meditação, a contemplação e a identificação. No desejo de nos unirmos de novo à Alma universal e de penetrarmos nela, nessa luz que é a matéria da criação, pelo nosso espírito nós fertilizamo-la. E a nossa alma, que então recebe os germes do Espírito cósmico, começa a gerar filhos divinos: a inspiração, a paz, a alegria, atos de nobreza e de amor.




Omraam Mikhaël Aïvanhov





Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Tumblr.com

DEPENDÊNCIA E APEGO À CRIAÇÃO (PRAKRITI)

O jivi (eu individual), acreditando que está desconectado do todo, do Universal, está sujeito ao desejo e desespero, amor e ódio, tristeza e alegria, e é atraído pelo mundo de nome e forma. Tal pessoa é caracterizada como 'encarcerada', e precisa urgentemente de libertação. Para ser liberado, você deve desistir da dependência e do apego à criação (prakriti). O cego não pode ser salvo por cegos. Como pode uma pessoa que é tão impotente quanto a outra, remover sua pobreza, sofrimento e dor? O pobre aborda o rico; o deficiente visual busca a orientação daqueles que podem ver. Igualmente, aquele que está atrelado e cego pelas dualidades da criação deve refugiar-se no tesouro inesgotável de compaixão, poder e sabedoria, ou seja, a Alma Divina (Atma). Então, você se livrará da miséria e do sofrimento, e desfrutará da riqueza da bem-aventurança espiritual (Ananda). (Sutra Vahini, capítulo 6)




Sathya Sai Baba





Fonte: http://www.sathyasai.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

Um bom meditador é aquele que tem uma ligação mental com o eu interior e a Alma Suprema, Deus, que é a fonte de toda a bondade. Isto, junto com o entendimento das leis de ação e reação que regem o comportamento humano, significa que a pessoa não tem de renunciar ou deixar a sociedade para atingir a iluminação. Pelo contrário, uma pessoa com iluminação espiritual vai interagir com a sociedade de forma compreensiva e generosa a fim de servi-la e elevá-la.

Uma pessoa se torna elevada não pela renúncia das responsabilidades ou deveres, mas pela renúncia das negatividades ao desempenhar seu papel na sociedade. Um bom meditador não tenta escapar das obrigações sociais, mas sim purifica essas funções, tornando-as cheias de luz, amor, paz e felicidade. O estado de autoconsciência e a comunicação com Deus injetam uma riqueza sutil nos nossos padrões de vida.

Há aqueles que precisam de um local tranquilo na natureza ou de um templo para contemplar coisas mais profundas. Há outros que ficam presos na areia movediça de seus problemas e acreditam que aqueles que deixam a sociedade para assumir um estilo de vida espiritual são santos. No entanto, a santidade e a virtude são qualidades obtidas nas próprias situações da vida e não ao fugir delas. O estado elevado de espírito não é meramente uma questão de pensamentos elevados para o benefício de si mesmo e do mundo, mas ações elevadas também.

Apreciar é aceitar tudo que vem e vai. É ver o que há de benéfico naquilo que parece sem razão e propósito. Apreciar é olhar com muita, muita humildade o que há de virtuoso nas pessoas e nas situações. Apreciar é não ser taxativo. Essa pessoa é assim, aquela pessoa é assado. A apreciação, além de não discriminar, não julga.

Quando pensamentos e sentimentos ficam tranquilos como as águas de um lago, eu posso ver através das profundezas. Na quietude, há um fim do pensar e o começo do “ver” o fundo de mim. Apenas então consigo acessar o poder da minha sabedoria, o poder do meu coração amoroso, o poder da minha verdade, para criar o modo que eu viverei minha vida. Que hoje eu fortaleça a qualidade da minha vida ao acessar a profundeza de mim mesmo.




Brahma Kumaris






Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal