quarta-feira, 4 de maio de 2016

CORAÇÃO - COMPAIXÃO (HRIDAYA)

Não faz sentido nascer como um ser humano e levar uma existência animal. Todos devem viver de acordo com o lema: "Ajudar sempre, ferir jamais." Toda pessoa educada deve envolver-se em serviço altruísta à sociedade, com humildade e um coração puro. Todas as distinções acadêmicas, ou mesmo a observância de práticas espirituais, são de pouca utilidade se não há amor no coração. O coração é chamado de "Hridaya" em sânscrito. Este termo é constituído por duas palavras, "Hri" e "Daya" (compaixão). O Senhor é descrito como Hridyavasi (o Morador do coração). Amor e Compaixão são inerentes a cada pessoa. Todo ser deve compartilhar seu amor com os outros desinteressadamente. Incapacidade de compartilhar seu amor é ingratidão grosseira para com a sociedade, à qual a pessoa deve tudo. Deve-se oferecer o amor livremente aos outros e receber amor em troca. Este é o significado profundo da vida humana. (Discurso Divino, 05 de junho de 1994)





Sathya Sai Baba






Fonte: http://www.sathyasai.org.br/
Fonte da Gravura: Tumblr.com

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

Há inúmeros papéis em um só dia. Mas eu sou o ator, e não o papel. Esta consciência produz liberdade e suavidade na ação. Não perco tempo pensando em outros papéis quando minha atenção está sendo solicitada para desempenhar bem um deles. Mais importante é poder experimentar o eu verdadeiro, independente dos papéis e das coisas que tenho para fazer. Crio um espaço dentro de mim onde posso ser eu e nada mais. De lá posso sair para me relacionar. E quando não se faz mais necessário, volto. (Ken O'Donnell, A Alma no Negócio, Editora Gente, 1992, São Paulo)

Alegria é uma de minhas virtudes originais. Mesmo estando presente, talvez ela esteja coberta de pó. Porém, quando começo a usá-la e experimentá-la, nada me abala mais. A alegria me permite voar acima das situações complexas e me faz vê-las como pequenas trivialidades abaixo de mim, como se eu estivesse observando tudo de um avião. A alegria me permite enfrentar pessoas em estado negativo, não com brigas ou discussões, mas com amor e compreensão, ajudando-as a se libertar de suas próprias cargas. Alegria é poder. (Nícolas Dan Buis)

Paz é essencial na vida. No entanto não podemos encontrá-la externamente. Se mantivermos as coisas externas dentro de nós, não conseguiremos nos sentir pacíficos. Paz, felicidade e amor são essenciais. E pureza é a mãe da paz. Quando há paz interior há felicidade. Então haverá o sentimento de amor. Felicidade é um tesouro que nutre a alma. Felicidade, paz e amor são experiências internas. Agora precisamos purificar nossos sentimentos. Quando há verdade e confiança os sentimentos se tornam puros. É hora de criar sentimentos puros internamente com base na verdade, no amor e na confiança.

Quando vocês têm sentimentos de amor extraordinários, eles vão direto do seu coração para o coração dos outros. Podemos até falar idiomas diferentes, mas são os sentimentos que fazem o trabalho. E as pessoas captam os seus sentimentos através dos seus olhos. Agora, o mundo todo está precisando da chuva do amor. É através dessa chuva que a atmosfera pode se tornar fresca. Esta é a Era das Mudanças, onde o que é amargo se transforma em doce. Experimentem falar coisas doces para as pessoas que estão perto de vocês e vejam como isso mudará os sentimentos delas. (Dadi Janki)




Brahma Kumaris






Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Tumblr.com