domingo, 10 de julho de 2016

A INTELIGÊNCIA DUAL

(...) A lagarta que prepara os alimentos para os filhos antes que nasçam; o trabalho que a semente tem para converter-se em árvore, que dá flores e frutos; o grânulo de vida de toda espécie e indivíduo tem de ser forçosamente dirigido por uma inteligência.

Existe inteligência em todo ser animado e inanimado, porque cada coisa tem em si mesma o mecanismo que a permite manifestar essa inteligência para um fim determinado.

Sem dúvida, essa inteligência não pode fazer nada por si mesma, posto que depende inteiramente dos meios através dos quais atua, e, se estes são modificados, modificará automaticamente o resultado.

Os canais estão pré-determinados pela inteligência que deve fluir através deles? Sim. Modificam-se quando preenchem certas medidas? Sim. Pode-se saber que a presença de uma inteligência especial que faz as modificações em uns faz também com que se produzam em outra, e esta dualidade rege o organismo humano. Desta forma, não se sabe onde começa o espontâneo ou termina o involuntário, nem ainda se pode limitar a diferença entre a inteligência consciente e a subconsciente, nem entre o homem moderno e o primitivo, com uma separação essencial.

No ser humano, a fonte original é una para ambas as inteligências, mas os canais, através dos quais flui sua água, são os que são chamados: subconsciente e consciente. Cada uma tem seus centros especiais de mando e certa missão a cumprir, mas ao cumpri-la deve ser autorizada pela outra. (...)




Dr. Jorge Adoum





Fonte: do livro "O ÁTOMO DA VIDA" (O GRÂNULO DA VIDA)
1a. edição em 2000, Fundação Cultural Avatar, Niterói/RJ
Tradução de Yara Ramos
Fonte da Gravura: Tumblr.com

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

Mantenha na mente a lista de todas as suas especialidades. Elas são as suas aquisições imperecíveis. Torne-se a personificação dessa consciência e facilmente você alcançará o destino da felicidade. A felicidade das aquisições torna você estável mesmo diante do tumulto. Isto é plenitude!

Não podemos pensar que as coisas sempre vão ser como gostaríamos que fossem. Que o comportamento dos outros irá combinar com os nossos sentimentos, atitudes e valores; que eles serão sempre suaves conosco. É dito que tanto a chuva como o sol são necessários para formar um arco-íris. São os desafios que criam os campeões. (BK Suredran, Self-esteem and human relationships, World Renewal, December, 2003)

Uma situação adversa torna você experiente em dois aspectos: poder de tolerar e poder de acomodar. Aprenda essas duas lições e você se tornará experiente. Quando somos zeladores de tudo, nada mais nos pertence. Então porque deveríamos ficar preocupados com as situações adversas? Ser um zelador é deixar tudo nas mãos do Pai. O que vier a acontecer será bom. Com essa percepção, fique sempre despreocupado.

Quando nos consideramos convidados, ficamos leves nas ações e nos relacionamentos. Somos hóspedes do corpo. Somos hóspedes do mundo também. Já que somos hóspedes, porque deveríamos ter apego? Quando somos hóspedes, somos também desapegados. Quando somos desapegados, aumentamos nosso poder de discernimento. Nesse estado é possível ler os sentimentos que estão no coração dos outros. Assim é possível responder às solicitações de forma gentil, precisa e pacífica.





Brahma Kumaris






Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Tumblr.com