terça-feira, 12 de julho de 2016

VERDADEIRA ESTABILIDADE

A estabilidade – eis um tema sobre o qual os humanos não têm grande vontade de ouvir falar… Ser estável é uma monotonia, um enfado… e eles têm tanta necessidade de mudança!... Mas quem lhes diz que a estabilidade é incompatível com a mudança? É permitido mudar muitas coisas na sua vida, mas na condição de nunca abandonar o seu alto ideal. Quem decidiu seguir o caminho da luz dever estar atento, aconteça o que acontecer, para manter sempre essa orientação. Compreendei bem isto: estabilidade não significa ausência de movimento. Se encontrardes um verdadeiro Mestre, nunca o vereis rígido. Pelo contrário, fisicamente e, sobretudo, pelo pensamento, ele não para de se deslocar para se instruir e para visitar aqueles que necessitam dele. É interiormente, nas suas convicções, que ele permanece imutável: nenhuma sedução de qualquer tipo tem poder sobre ele. Ser estável é ser fiel aos seus compromissos interiores, é prosseguir, apesar de todos os obstáculos, o caminho para o alto.





Omraam Mikhaël Aïvanhov







Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Tumblr.com

AS CONSEQUÊNCIAS DAS AÇÕES

Você deve perceber que para cada ação há uma consequência. Os resultados de cada ação dependerão da sua natureza, assim como a natureza da árvore depende da semente que é semeada. As consequências de suas ações são inevitáveis e é por esta razão que o Imperador Manu afirmou que todos devem observar o Dharma. As consequências das ações podem aparecer mais cedo ou mais tarde, mas elas são obrigadas a ocorrer. Quando você pensar constantemente em Deus e executar todas as ações com sentimentos Divinos, você experimentará o desabrochar completo das qualidades humanas. Aprecie toda ação como dedicada a Deus. Você não pode evitar ações. Você deve transformar o trabalho em adoração. Deve executar o trabalho com esse espírito. Você não pode substituir a oração pelo trabalho. Você deve combinar trabalho e adoração. (Discurso Divino, 31 de agosto de 1992)




Sathya Sai Baba





Fonte: http://www.sathyasai.org.br/
Fonte da Gravura: Tumblr.com

O SEGREDO ESCONDIDO POR TRÁS DO MAL APARENTE

A solução do problema central do homem, que se obstina em ver suas negatividades, seus defeitos como algo a ser destruído e combatido por todos os meios possíveis, está, ao contrário, em compreender o "segredo" escondido por trás do mal aparente, em captar a essência da energia que se oculta por trás do erro e do pecado e virá-la de cabeça para baixo.

De fato, toda a nossa impureza, toda a nossa imperfeição é uma virtude distorcida, uma qualidade invertida. Por exemplo, a agressividade e a auto-afirmação nada mais são que a manifestação da vontade do Eu degradada e utilizada num nível inferior. O apego, o amor possessivo e egoísta não passam de aspectos do amor do Eu contaminados pelo egoísmo e pelo medo do eu inferior.

Tudo provém do Eu. Não há nada no homem que não seja de origem divina ou não tenha o seu justo lugar em sua natureza. Todavia, durante o longo período em que ainda não está cônscio de si mesmo, o homem vive mecanicamente, cria para si um eu falso e ilusório e deixa-se arrastar por seus desejos e impulsos, usando de forma distorcida e limitada as energias de seus veículos pessoais.

Às vezes pode acontecer que justamente o defeito mais enraizado em nós, e que constitui o maior obstáculo, o problema central da nossa vida, esconda a nossa mais concreta possibilidade, a força fundamental da nossa natureza. Uma vez compreendida e virada de cabeça para baixo, ela poderá tornar-se a nossa ajuda, o nosso guia, a característica predominante do nosso temperamento, que nos levará à mais elevada realização.

(...) A chave do processo de transformação e sublimação está precisamente nesta verdade, pois nesse processo não se deve destruir nada, mas aprender a reconduzir à sua verdadeira origem todos os aspectos, todas as forças que devido à inconsciência do homem se viram degradados, contaminados e estacionados em automatismos e hábitos errôneos.

O verdadeiro mal não está na energia, mas em sua utilização incorreta e, sobretudo, em manter separado o que está unido.

Assim, o bem é tudo o que tende a unir, a fazer-nos superar a divisão e o afastamento do Eu e de Deus e a reconstruir a unidade subjacente à multiplicidade e cisão aparentes.





Dra. Angela Maria La Sala Batà






Fonte: do livro "O Eu e seus Instrumentos de Expressão", Ed. Pensamento
Fonte da Gravura: Tumblr.com

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

Raja Yoga é um tipo de meditação onde sentamos na consciência da alma, reconhecemos a Alma Suprema e conectamos com Ela através de uma ligação mental de amor. Isso recarrega as baterias da alma e traz poder para a mudança desejada. Através do Raja Yoga, podemos retomar o controle sobre a mente e o poder para agir de acordo com a nossa intenção pura. É dito que aquele que conquista a mente pode governar o mundo.

Uma mente que é poderosa - e livre de pensamentos inúteis e negativos - pode atuar através de vibrações positivas. Sua esfera de influência pode aumentar a medida que a pureza cresce. Uma mente sem vícios é como um aparelho sem fio, transforma o ambiente e a conduta das pessoas através da comunicação mental a longa distância. Assim como a conexão de um satélite aumenta o alcance da comunicação externa, o Raja Yoga - que é a ligação mental com Deus - amplia a capacidade de comunicação da mente. Essa prática transforma seres humanos em benfeitores da humanidade. (Communicating through vibrations, Purity Bureau, Purity, June 2015)

Ser livre é ser leve. É ter um profundo senso de admiração internamente. É não depender de nada externo para experimentar felicidade. É não ser escravo de algo que pode me elevar mas que foge do meu controle. Essa é a verdadeira liberdade: a que nunca é perdida e a que nunca dependente de nada. Liberdade é minha propriedade. (BK Shikha, Understanding freedom, World  Renewal, December 2014)

Quando há pureza a verdade trabalhará dentro de você. Quando há verdade há paciência. Quando há paciência haverá sorrisos. Não haverá pressa e preocupação. Aquele que se preocupa faz tudo com pressa. Portanto não se apresse! Paciência é muito bom. (Dadi Janki)





Brahma Kumaris






Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Tumblr.com