quinta-feira, 14 de julho de 2016

VERDADEIRA AMIZADE - A LIGAÇÃO DE CORAÇÕES

Os verdadeiros amigos são aqueles que ajudam a elevar sua vida purificando seus ideais e emoções. Aqueles que o arrastam à pompa, pedantismo, entretenimento insignificante e brincadeiras mesquinhas são inimigos, não amigos. Os verdadeiros amigos não podem ser conseguidos por status social, cintilação externa ou afirmações verbais. Uma amizade unida por ligações monetárias é interrompida assim que você pedir que um empréstimo seja reembolsado. Então, quando você favorecer seu amigo com um empréstimo, a amizade também será quebrada nesse momento. Como a amizade pode ser cimentada por palavras ou moedas? O sentimento de amizade deve ativar cada nervo, permear todas as células do sangue e purificar cada onda emocional; não há lugar para o menor vestígio de egoísmo. A companhia que procura explorar ou enganar para benefício pessoal não pode ser elevada à qualidade nobre de amizade. Talvez, o único amigo que pode passar neste teste rigoroso seja Deus. (Discurso Divino, 24 de maio de 1973)

Neste mundo transitório, transitando por alegria e tristeza, as pessoas têm uma necessidade de ter alguém de sua espécie com quem possam comunicar seus sentimentos, compartilhar suas descobertas e depressões, seus momentos de felicidade e tristeza; alguém para estar ao seu lado enquanto trilham a estrada difícil da verdade e da paz. No entanto, amizade e amigos atualmente estão longe de serem o ideal. Amigos que podem conferir conselho, conforto e consolo verdadeiros são raramente encontrados. Se a amizade deve durar, então o coração deve entender o coração, o coração deve ser atraído pelo coração. Amizade deve ligar dois corações e afetar ambos beneficamente, qualquer que seja a circunstância - perda ou ganho, dor ou prazer, boa ou má sorte. A ligação deve sobreviver a todos os golpes do destino e não ser afetada por tempo, lugar e situação. A confiança e a honra de cada um está na proteção do outro. (Discurso Divino, 24 de maio de 1973)





Sathya Sai Baba





Fonte: http://www.sathyasai.org.br/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

As pessoas ensinam com a cabeça, Deus ensina com o coração. Ele refresca o intelecto e nos liberta de pensar demais. Seu amor nos fortalece e nos capacita a tornar insignificantes as situações difíceis. Aqueles que aprendem com Deus desenvolvem a sensibilidade de entender o real significado por trás de cada situação. Eles entendem com o coração e aceitam com a mente. Um problema do tamanho de uma montanha torna-se tão minúsculo como uma semente de mostarda. Quando tornamos Deus nosso professor, removemos a palavra dificuldade do nosso dicionário.

Por um minuto, tente interromper o que está fazendo. Tire uma fotografia da sua mente e verifique que tipo de pensamento ela estava criando: útil, inútil, positivo ou negativo. Pensamentos úteis são aqueles necessários para viver. Os inúteis vêm fora de hora ou, como preocupações gratuitas, costumam ser repetitivos. Os positivos sempre trazem benefício a você e ao mundo. Os negativos são os causadores de tristeza. Revelada a foto, escolha um pensamento elevado e estabilize-se neles.

Estamos sempre envolvidos com muitas coisas. Parecemos bolinha de fliperama, para lá e para cá. Às vezes marcando pontos, outras vezes caindo no buraco. Enquanto fazemos, esquecemos de ser. Quando deixamos de ser, o que fazemos perde a força. Então nos sentimos desanimados porque as coisas não acontecem do jeito que pensamos e no tempo que queremos. Parar para rever prioridades e papéis é sinal de sensatez. Assim deixamos de ser a bolinha e passamos a ser o jogador em pleno domínio do jogo. (Ken O'Donnell)

Olhar espiritual significa olhar através das janelas dos olhos na consciência de que eu sou um ser pacífico, puro e imortal chamado de alma. Com essa consciência sou capaz de me relacionar com a Fonte Suprema de paz, amor e felicidade constante. Enquanto olhando para os outros, eu olho para o centro da testa e lembro que é a alma - uma centelha de luz – que está ali. Este é o olhar fraterno.





Brahma Kumaris






Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal