quinta-feira, 22 de setembro de 2016

NÃO HÁ NECESSIDADE DE PROCURAR DEUS

Muitos se aventuram a descrever os atributos de Deus e proclamam que Ele é assim e assado; mas estas são apenas as suas próprias suposições e os reflexos de suas próprias predileções e preferências. Quem pode afirmar que Deus é isso ou aquilo? Quem pode afirmar que Deus não é desta forma ou com esse atributo? Deus é inescrutável. Ele não pode ser percebido no mundo objetivo exterior; Ele está no coração de cada ser. Pedras preciosas devem ser procuradas no subsolo; elas não flutuam em pleno ar. Procure Deus nas profundezas de si mesmo, e não na tentadora e caleidoscópica natureza. O corpo lhe foi concedido para este elevado propósito; mas agora você faz mal-uso dele, como a pessoa que cozinhava diariamente sua comida num vaso de ouro cravejado de joias que chegou às suas mãos como uma herança. O homem exalta Deus como onipresente, onisciente e onipotente, mas ignora Sua presença em si mesmo! (Discurso Divino, 19 de junho de 1974)

Manifestações do Amor, Deus está presente em todos. Ele reside em cada coração. Portanto, não confine Deus a um templo, mesquita ou igreja. Onde quer que um ser humano esteja, lá está Deus. Deus toma a forma de um ser humano (Daivam manusha rupena). Como você esquece e não percebe este fato importante, lhe satisfaz criticar os outros. A quem você está criticando? Quem você adora? Pergunte-se. Deus está presente em todos. Se você critica os outros, você critica Deus. Quem quer que você saudar, isso chegará a Deus (Sarva jeeva namaskaram Keshavam prati gacchati) e quem você insultar ou ridicularizar, isso também atingirá Deus! (Sarva jeeva thiraskaram Keshavam prati gacchati). A partir deste momento, embarque em uma nova vida, abrindo mão de maus pensamentos e más características. Purifique seu coração. Que seus pensamentos, palavras e ações sejam sagrados. Só então sua vida será bem-aventurada. (Discurso Divino, 13 de abril de 2002)

Quem é o Senhor Shiva e onde Ele é encontrado? Muitas respostas são dadas, incluindo Kailash como seu local de residência. A verdadeira resposta é: 'Isavasyam Idam Sarvam' (Tudo isso é permeado por Isa). Ele é onipresente. Não há lugar, objeto ou ser onde Deus não esteja presente. Corrija sua visão e reconheça essa unidade na diversidade aparente ao seu redor. Quando Deus é onipresente, qual é a necessidade de ir à procura dele? A busca não faz sentido. Se alguém se livra do apego e do ódio, experimentará a Divindade inerente. Este é o sadhana (exercício espiritual) que se deve fazer hoje - livrar-se do desejo e do ódio que ocultam o Deus interior. Muitas pessoas perguntam: "Swami! Mostra-nos o caminho!". Tudo que você tem a fazer é voltar para a fonte de onde você veio. Onde está a necessidade de buscar o caminho? O Bhagavata declarou que é o destino natural de todos os seres vivos voltar para onde cada um veio. (Discurso Divino, 06 de março de 1989)

O amor é Divino. Ame a todos, transmita seu amor mesmo àqueles que não têm amor. O amor é como a bússola de um marinheiro. Onde quer que possa mantê-la, ela aponta o caminho para Deus. Em toda ação na vida diária, manifeste seu amor. A Divindade emergirá desse amor. Esse é o caminho mais fácil para a realização de Deus. Mas por que as pessoas não tomam esse caminho? É porque elas estão obcecadas com a ideia errada relativa aos meios de experimentar Deus. Elas consideram Deus como uma entidade remota, atingível apenas por práticas espirituais árduas. Deus está em toda parte. Não há necessidade de procurar Deus. Tudo o que vê é uma manifestação do Divino. Todos os seres humanos que você vê são formas do Divino. Corrija sua visão defeituosa e experimentará Deus em todas as coisas. Fale com amor, aja com amor, pense com amor e faça cada ação com um coração cheio de amor. (Discurso Divino, 05 de julho de 1996)





Sathya Sai Baba






Fonte: http://www.sathyasai.org.br/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal