domingo, 25 de setembro de 2016

AMOR (PREMA) É VIDA ESPIRITUAL (ATMA)

Hoje em dia existe ódio e raiva em todos os lugares. Onde quer que olhe, há desejo, inimizade e medo. Como você espera estar em paz? Acenda a lâmpada interior do amor. Então o medo e a ilusão desaparecerão e você terá a visão do Eu Superior. Caso contrário, você estará fadado a sofrer. Muitas pessoas atualmente fazem várias tentativas para serem felizes e bem-aventuradas. De onde você obtém bem-aventurança? Das coisas materiais, dos indivíduos ou dos livros? Não, de forma alguma! A bem-aventurança está dentro de seu próprio Eu Superior. Você esqueceu seu verdadeiro Eu, que é a fonte de bênção, e luta arduamente pela felicidade artificial exterior. Desperte para a realidade que está dentro do seu coração, que é a sede de toda bem-aventurança. O princípio do amor origina-se dentro do seu coração, não do mundo. Desenvolva amor altruísta mais e mais e determine um limite aos seus desejos. Você poderá ser feliz apenas quando seus desejos forem controlados. (Discurso Divino, 14 de março de 1999)

Manifestações do Amor! Pelo poder do discurso pode-se conquistar reinos. Pela fala, pode-se também perder toda sua riqueza. As pessoas adquirem parentes e amigos por meio da fala e os perdem também por suas palavras. Pelas palavras, novamente, pode-se perder até mesmo a sua vida. As palavras são a causa principal de todas essas circunstâncias. Lembre-se, a fala é sua formidável armadura se experimentarem perda ou ganho, prosperidade ou adversidade, dor ou prazer. Vocês foram agraciados com muitos presentes. Suas vidas são extremamente preciosas. O tempo é muito valioso. Seu coração é muito suave. Sua mente é uma grande posse. Dotado de todas essas coisas valiosas, por que se comportam como seres maus, ignorantes e miseráveis? Não se esqueçam de sua natureza divina, imergindo-se nos prazeres e desejos mundanos. Não transformem seu coração em pedra, que é suave e compassivo por natureza. A humanidade deve espontaneamente manifestar-se dentro de seu coração e transbordar de compaixão. (Discurso Divino, 31 de março de 1996)

Você pode considerar que o amor dentro de você e o Amor Divino, representado por Deus, são os mesmos. Há uma diferença. O amor de Deus é totalmente altruísta, absolutamente puro, eterno e sem falhas. A maioria das pessoas procura coisas no mundo, incluindo Deus, apenas por motivos egoístas. O amor humano é autocentrado e maculado. Tal amor egoísta não pode fundir-se com o amor de Deus. É somente quando ele está livre de egoísmo, orgulho, ódio e inveja que Deus habita em você. Sem renúncia (tyaga), se alguém está imerso em prazeres mundanos e leva uma vida mundana, sua devoção somente é egoísta, artificial e auto enganadora. Ela não o levará a Deus. Deus não pode ser obtido tão facilmente. O coração tem apenas um único assento. Há espaço nele para apenas uma pessoa. Se você instalar desejos mundanos naquela cadeira, como se pode esperar que Deus se sente nela? Deus tomará esse lugar apenas se você a esvaziar de todas as outras coisas. (Discurso Divino, 21 de agosto de 1992)

Para experimentar o amor divino, não há necessidade de praticar qualquer tipo de meditação, adoração ou rituais. Amor altruísta (Prema) pode ser obtido apenas pela absorção completa na espiritualidade. Foi por esta razão que Sri Krishna declarou na Gita: "Rendam-se a Mim, transcendendo todas as regras (Sarva Dharman Parityajya)". Da mesma forma, Jesus também declarou: "Eu sou o Caminho". Buddha, transmitindo o mesmo significado, declarou: "Renuncie a tudo" (Sarvam Sharanam Gachchami). Estas declarações transmitem claramente que a essência de todas as religiões, a raiz de todas as escrituras, o objetivo de todas as virtudes, é a experiência da harmonia e unidade espirituais (Sarvatmika Bhavam). As Gopikas exemplificam tal espírito de entrega e unidade. As Gopikas simbolizam pensamentos. Radha simboliza a combinação de todos os pensamentos na mente. Assim, todos os nossos pensamentos, desejos e aspirações e nossa mente devem se fundir em Krishna, representado por Prajna em um ser humano. Constante percepção integrada (Prajna) do Divino é o significado da declaração vedântica "Prajnanam Brahma." (Divino Discurso, 21 de agosto de 1992)

Prema (amor) é como o mais precioso diamante. O amor é estranho às pessoas que são egoístas, vaidosas ou pomposas. Onde, então, este amor pode ser encontrado? Este precioso diamante só pode ser obtido no reino do Amor, na rua do Amor, na loja do Amor. Ele pode ser obtido apenas por um coração amoroso. Pode-se perguntar, "o mundo inteiro não está permeado com amor? Então, por que o amor não está prontamente disponível?" O amor com que o mundo parece estar preenchido não é o verdadeiro amor. O amor não pode estar associado com o corpo, os sentidos, a mente e o intelecto. Qualquer coisa associada com estes é somente apego (Anuraga). Somente a vida espiritual (Atma) é uma vida cheia de amor. Portanto, leve uma vida espiritual, não uma vida limitada por corpo, mente, sentidos e intelecto. Uma vida relacionada ao corpo, sentidos, mente e intelecto nunca pode ser livre de egoísmo, vaidade e ostentação. (Discurso Divino, 21 de agosto de 1992)




Sathya Sai Baba





Fonte: http://www.sathyasai.org.br/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal