terça-feira, 11 de outubro de 2016

TUDO É BRAHMAN - O DIVINO É ONIPRESENTE


Toda a criação que você vê emana do Senhor. Essa grande variedade, que vemos ao nosso redor, é proveniente apenas como resultado da mudança em nossos próprios atributos (gunas), e é uma verdade que é afirmada pelos textos sagrados. Você às vezes é muito feliz, às vezes assustado e em outros momentos corajoso. Estas mudanças acontecem em rápida sucessão e de uma forma casual. A principal razão para todas essas mudanças é a mudança que vem em nossa própria atitude mental. Estas são manifestações de seus próprios atributos. O homem tem três características distintas ou gunas - satva, tamas e rajas. Se estas são misturadas de uma forma equilibrada, não haverá nenhuma mudança drástica na natureza da pessoa. A luz solar é composta por sete cores diferentes. Quando essas cores são misturadas em proporções adequadas, não haverá nenhuma mudança e o sol brilhará em sua cor natural. Por outro lado, se houver um desequilíbrio na maneira com que essas cores são misturadas, então você descobrirá que algumas cores especiais se mostram. (Rosas de Verão nas Montanhas Azuis, 1976, Capítulo 9)

Deus tem muitos nomes e formas, mas a Divindade é uma só. Estudiosos referem-se a 'Uma Verdade' com muitos nomes (Ekam Sath Viprah Bahudha Vadanti). Percebendo esta verdade, respeite a todos, ame a todos e dê alegria a todos. Então, você se torna Deus! Quando você reconhece o fato de que a Divindade em todos é a mesma, não haverá sentido de dualidade. Você pode pensar que é muito difícil, mas é extremamente simples. Sua incapacidade de reconhecer esta verdade é devido à falha de sua visão e não ao Criador. Corrija sua visão defeituosa e percepção; veja a unidade na diversidade. Neste mundo, há uma disputa constante entre bem e mal. Muitas pessoas têm inveja dos outros e as submetem à calúnia. Mas não atribua qualquer importância a essas críticas. Louvor e insulto são comuns à humanidade. Várias pessoas nobres enfrentaram dificuldades semelhantes e as superaram com firmeza. Viva na verdade e no amor, nenhum dano virá a você. (Discurso Divino, 23 de novembro de 2000)

Podemos ter dúvidas quanto à razão pela qual Deus possa ter tantos nomes diferentes. Cada um deles na verdade refere-se a uma qualidade especial do Senhor. Sabemos que em uma casa o filho vem e trata o chefe da família como pai, enquanto a nora o chama de sogro, o neto se dirige a ele como avô e a esposa como "meu querido marido". Aqui vemos que, porque ele estabeleceu diferentes tipos de relacionamentos, ele é tratado por nomes diferentes por pessoas diferentes. Da mesma forma, um brahmin é chamado de pujari (padre) se realiza puja e é chamado de cozinheiro se estiver cozinhando. Ele adquire um nome diferente, dependendo da natureza do trabalho que realiza. Da mesma forma, dependendo do tempo, condição e país, Deus tem dado nomes diferentes que são apropriados à situação e ao papel que Ele desempenha. (Chuvas de Verão em Brindavan, 1974, Volume 1, Capítulo 5)

Durante tempos difíceis, algumas pessoas oferecem orações a Deus crendo que Deus está em outro lugar e ouvindo suas orações, que Ele percorrerá todo o caminho e resolverá suas dificuldades! Em um plano mundano, se você for até uma pessoa em uma posição de autoridade e elogiá-la, então ela pode lhe fazer o bem! Mas Deus não é como alguém que está em uma posição de autoridade! Logo que você concebe Deus em sua mente, Sua graça o ajudará. As Escrituras declaram: Brahma vid Brahmaiva Bhavati (o conhecimento do Divino o transformará em Deus). O resultado de suas orações é que as qualidades divinas serão cultivadas dentro de você e lhe darão alívio ao sofrimento. Orar a Deus, cantar Sua glória e conceber as qualidades divinas do Senhor são feitas apenas para sua própria paz e bem-estar e para desenvolver seu bom caráter. Portanto, promova boas ideias, bons ideais e pensamentos bons a todo momento. (Rosas de Verão nas Montanhas Azuis, 1976, Capítulo 4)

Se você conquistar sua mente, você alcançará paz. Se você alcançar a paz, você olhará para todas as coisas com uma mente igual. Bom e mau, respeito e desrespeito, gostos e desgostos são todos os aspectos de uma única e mesma coisa - Brahman (Divindade). Se você é capaz de obter a graça divina, tudo fluirá sem problemas. Se você estiver longe da graça divina, planetas maus começarão a influenciá-lo. O Sábio Viswamitra agradou a Brahma por meio de suas intensas austeridades. O Senhor Brahma removeu as nuvens de dúvidas que estavam escondendo a força intrínseca presente no sábio Viswamitra. O Senhor Brahma ensinou Viswamitra a reconhecer a presença divina em toda parte e disse-lhe para cantar sobre a graça do Senhor e Sua presença. O aspecto divino não é algo que é separado e distinto. Deus é onipresente; não é matéria com algumas características específicas, é espírito (parartha) e não matéria ou objeto (padartha). Deus é, e está presente em todo lugar. (Chuvas de Verão em Brindavan, 1974, Volume 1, Capítulo 5)

Manifestações do Amor! Não é necessário procurar por Deus em qualquer lugar, diz a Bíblia. Hoje as pessoas estão em busca de Deus. Por que você procura por Ele quando Ele está em todo lugar? Você é Deus. Todas as práticas espirituais (sadhana) serão em vão se você não conhecer sua verdadeira identidade. Em vez de perguntar aos outros, "Quem é você?", é melhor perguntar: "Quem sou eu?" "Este é o meu livro", dizemos. Então, quem é esse "eu"? Este sentimento de "meu" é ilusão (maya). Saiba quem você é. Tudo isto é matéria, é negativo. Você é o mestre deste mundo material. Domine a mente e seja um comandante. Faça todos os esforços para conhecer sua verdadeira identidade. Para conhecê-la você deve primeiro abandonar o apego ao corpo. As pessoas são heroínas em fazer experimentos em laboratório, mas zeros em experiência. Em vez disso, seja um herói no campo prático. (Divino Discurso, 14 de março de 1999)




Sathya Sai Baba





Fonte: http://www.sathyasai.org.br/
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal