segunda-feira, 7 de novembro de 2016

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

As diferenças entre intenções positivas e negativas são sutis e às vezes difíceis de detectar. O hábito de falar sobre os defeitos dos outros pode ou não fazer parte do nosso repertório, sendo considerado por muitos como algo normal. Provar que estamos certos, manipular as pessoas e esperar ser respeitado sem dar respeito, são outros exemplos de intenções negativas. Intenções positivas, por outro lado, são reconhecidas quando naturalmente respeitamos e ajudamos os outros, quando percebemos a singularidade e as qualidades dos outros, quando permitimos que eles sejam eles mesmos. (Vivendo Nossos Valores, 2014)

Pureza é um estado de honestidade e limpeza onde sou o mesmo, dentro e fora. É quando não engano a mim nem os outros. Consequentemente, não há espaço para artificialidade. Pureza é o estado da verdade original, onde nenhuma violência é cometida contra os outros ou contra mim. Quando o eu está em sua pureza original, os outros não podem prejudicar ou destruir isso, mesmo se tentarem, porque há uma aura natural de proteção que atua como uma barreira invisível. Alcançar esse nível de pureza é respeitar todas as coisas.

Quando somos atacados pelos golpes da vida. Quando a desesperança cresce em nossos corações. Quando tudo parece estar perdido. Nesses momentos, só não podemos perder uma coisa: a serenidade. Ela apaga o fogo das emoções e sentimentos negativos. Ela afaga a alma e traz de volta a determinação e a coragem para seguir em frente. Por ser tão suave, a serenidade não é muito valorizada no mundo das ações. No entanto ela é a virtude mais importante nas horas de caos externo ou interno.

É muito importante saber como ficar feliz. Diga para si mesmo: Não há ninguém tão feliz como eu! Sinta-se muito livre. Não há nutrição melhor do que a felicidade. Ela torna você forte. Você não vacila. Muitas coisas vêm para fazer você balançar, ficar ansioso ou chateado quando não consegue algo que queria. Crie tal estado de felicidade que nada o abalará. Isso é ser multimilionário a cada passo. Seja o que acontecer, está tudo OK. Deixe que essa linguagem seja natural. Diga: Sim, definitivamente, tudo está OK! Nem mesmo diga: Isso não é bom. Tudo é bom. (Dadi Janki)




Brahma Kumaris






Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Tumblr.com

ASPIRANTE ESPIRITUAL - ALEGRIA E ENTUSIASMO

Acima de tudo, é melhor que o Sadhaka (aspirante espiritual), em todas as circunstâncias, seja alegre, sorridente e entusiasmado. Ainda mais do que Bhakthi e Jnana (Devoção e Sabedoria), esta atitude pura é desejável. Aqueles que a adquiriram merecem alcançar primeiro a meta. Esta qualidade de alegria em todos os momentos é o fruto do bem feito em vidas passadas. Quando uma pessoa está sempre preocupada, deprimida e em dúvida, ela nunca pode alcançar a felicidade, quaisquer que sejam as práticas espirituais ou Sadhana que alguém possa realizar. A primeira tarefa de um aspirante espiritual é o cultivo de entusiasmo. Através desse entusiasmo, ele pode obter qualquer tipo de Ananda. Nunca fique cheio de si quando elogiado, nem diminuído quando for censurado. Seja um leão espiritual, independentemente de ambos. É preciso analisar e corrigir as falhas por si próprio; isto é o mais importante. (Prema Vahini, Capítulo 63)





Sathya Sai Baba






Fonte: http://www.sathyasai.org.br/
Fonte da Gravura: Tumblr.com

A VERDADEIRA FRATERNIDADE

Nas vossas relações com aqueles que vos rodeiam, procurai sempre a vida, a vida que vos enriquecerá e vos embelezará uns aos outros. Mas, para isso, não se deve ser negligente nem preguiçoso, mas sim aceitar fazer exercícios. Que exercícios? Todos os dias tendes ocasiões de vária ordem para ficar irritados com o comportamento dos outros; a mínima contrariedade, a mínima palavra que fere, assume para vós proporções gigantescas e não conseguis esquecê-las. Pelo contrário, se forem simpáticos, amáveis, para convosco, dificilmente prestais atenção a isso: pensais que todos os sinais de amizade e de amor vos são devidos e esquecei-los imediatamente. Ora, é precisamente isso que não deveis esquecer. Deveis mesmo ampliar cada coisa boa, associando-a não só a tudo o que já vos aconteceu de bom da parte dos outros, mas também a tudo o que existe de bom no mundo. A verdadeira fraternidade começa no momento em que compreendeis como a vossa vida pode ser enriquecida pela vida de todos.





Omraam Mikhaël Aïvanhov






Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Tumblr.com