terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

POR QUE EU DEVERIA ESCOLHER ? É POSSÍVEL SER LIVRE ?

Pode sua mente que foi condicionada pela sociedade, a cultura em que você viveu, ser transformada pela educação de modo que sob nenhuma circunstância você entrará na corrente da sociedade? É possível educá-lo diferentemente? “Educar” no sentido verdadeiro dessa palavra; não transmitir dos professores para os alunos alguma informação sobre matemática ou história ou geografia, mas no próprio ensino destas matérias produzir uma mudança em sua mente. O que significa que você deve ser extremamente crítico. Você tem que aprender a nunca aceitar alguma coisa que você mesmo não vê claramente, nunca repetir o que o outro diz. (On Education)

A pessoa pergunta, é possível ser livre? É possível para nós como somos, condicionados, modelados, moldados por toda influência, pela propaganda, pelos livros que lemos, os filmes, as rádios, as revistas, todos impostos sobre a mente, modelando-a para viver neste mundo completamente livres, não só conscientemente, mas em todas as origens de nosso ser? Esse me parece ser o desafio, é a única questão. Porque se a pessoa não é livre, não existe amor; existe ciúme, angústia, medo, dominação, a busca de prazer, sexualmente ou outro. Se a pessoa não é livre, não pode ver claramente e não existe sentido de beleza. (Talks and Dialogues Saanen 1968)

Sua tendência, suas propensões, sua inclinação, seu substrato social, religião – tudo isso empurra você em certa direção, e você diz que está escolhendo. Veja senhor, eu questiono todo este modo de escolher. Por que eu deveria escolher? Se um homem é livre, ele não tem escolha. Não existe a questão da escolha. Fim. Por isso eu disse no início que para estabelecer uma discussão séria, deve haver este exame de liberdade e paz. De outro modo você não pode prosseguir. (On Conflict, First Dialogue Rome 1966)




J. Krishnamurti





Fonte: J. Krishnamurti Online
http://www.jkrishnamurti.org/pt
Fonte da Gravura: http://orihinaleskrima.com/krishnamurti-imagenes-eskrima-views/

Nenhum comentário:

Postar um comentário