terça-feira, 10 de janeiro de 2017

CHRISTO - ABRAXAS - BAPHOMET - THELEMA

Eis aqui quatro palavras, e no fundo uma só. Eis aqui quatro forças, contudo, em essência, uma força única: a LUZ...

Os primitivos cristãos, que não esqueceram os Mistérios, foram Gnósticos e serviram-se dos símbolos antigos. Disto temos uma nova prova magnífica.

Uma das coisas que mais me impressionou em minha viagem ao Oriente, foi a mesquita HAGUIA SOPHIA (antiga Basílica de Santa Sophia) de Constantinopla. Esse templo único no mundo, foi construído no ano 325, pelo Imperador Constantino.

Depois da conquista turca, verificada em 1453, a basílica cristã foi convertida em mesquita maometana. Com este propósito, foram retirados as imagens e a ornamentação cristãs, mas como se tornou extremamente dispendioso arrancar o assoalho da basílica e substitui-lo por outro, resolveram cobrir o assoalho da igreja com terra e pavimentar o templo com lousas, ocultando assim o assoalho da igreja que era um afiligranado mosaico, único no mundo. A verificação desta verdade data de pouco tempo. Ao serem executados certos trabalhos, no referido templo, descobriram – oh! surpresa - que o mosaico antigo era representação de um grande quadro em cujo centro se distinguia o CRISTO e em que se lia a seguinte legenda: ”EU SOU A LUZ”.

Tudo de fato que o cristianismo adotou posteriormente, deriva desta primeira ideia gnóstica de que o CRISTO simbolizava o SOL. CRISTO era, portanto, um primeiro aspecto derivado do PAI, do SOL CENTRAL.

Essa Luz atua de modos diferentes. Para os Gnósticos tinha aspectos e um dos principais é patenteado pelo símbolo ABRAXAS que em seu valor numérico dá 365. Abraxas representa pois essa força que atua diariamente sobre a face da Terra e sobre os seres de maneira completamente distinta conforme a estação. Era representado por um homem com cabeça de galo e bico falomórphico.

Existe uma estátua de ABRAXAS no Vaticano em cujo pedestal lê-se: ”O SALVADOR DO MUNDO”.

Outro aspecto desta força é BAPHOMET, representado por um bode. Pretenderam relacionar esta força com Lúcifer ou Satã. Seu valor numérico é 666; é um aspecto mais grosseiro, porque é a força astral.

Outro aspecto desta força é THELEMA que significa a Vontade Atuante na Luz.

O discípulo não deve esquecer que todos esses nomes e símbolos representam forças, e nos Mistérios usavam-se esses símbolos para objetivar essas forças.

Tendo esquecido esta significação o catolicismo romano caiu em um culto pessoal e criou fantasmas, como o diabo, que não negamos que “exista”, já que nessas forças residem seres (...)

Assim, pois, a força de ABRAXAS manifesta-se de modos distintos da força de BAPHOMET, porém são forças derivadas da força espiritual da Luz, que os Gnósticos chamam FORÇA CRISTÔNICA.

O discípulo precisa aprender o manejo de todas essas forças.





Dr. Arnold Krumm Heller (Huiracocha)






Fonte: Artigos - Revista Gnose, 1936
Colección “Rosae Crucis” Nº 67
Biblioteca Upasika - www.upasika.com
Fonte da Gravura: Tumblr.com

REFLEXÕES PARA A CONSCIÊNCIA DA ALMA

Em qualquer trabalho, o sucesso vem através dos nossos bons sentimentos, de uma mente positiva e uma abordagem otimista diante das pessoas e eventos. Honestidade, integridade e coragem também determinam o progresso no trabalho sob a ótica da espiritualidade. Deveríamos sempre trabalhar juntos, em grupos. Nenhum de nós faz nada individualmente. Assim como as contas de um rosário, deveríamos ser cooperativos e trabalhar harmonicamente dentro da equipe. (Dadi Janki)

O pensamento é a energia da consciência. O pensamento cria a experiência de realidade e expressa a qualidade da alma. Cada pensamento contém energia capaz de afetar o mundo. Pensamentos de alta qualidade podem energizá-lo ao nutrir sua mente e alma. Procure dedicar alguns momentos para considerar cada pensamento e experimentar a energia que vem dele. Absorva o significado deste pensamento e veja como ele se aplica a você. A prática de intencionalmente escolher pensamentos preenchidos com energia de alta qualidade é conhecida como Raja Yoga.

A mente é realmente um campo de batalha que tenta nos dissuadir a fazer o trabalho dela. Mas precisamos estar atentos e intervir toda vez que for necessário. Repetir o pensamento desejado e trazê-lo para a ação de forma que um novo hábito seja criado. A boa notícia sobre a mente é que ela é uma criança obediente diante de um mestre amoroso. Com um pouco de esforço os pensamentos desejados começam a surgir automaticamente e desencadeiam a mudança desejada na ação através de um processo natural de dentro para fora.

Pessoas famosas e importantes têm uma agenda com todos os compromissos marcados de antemão. Você também é uma pessoa muito importante. Você é um agente de transformação do mundo. Então, a partir de hoje, faça uma agenda dupla que contemple: (1) a tarefa a ser realizada e (2) os pensamentos que você cultivará durante a realização da tarefa. Esse hábito trará mais valor às suas ações e mais quietude na sua mente. Mas para isso, os pensamentos que você escolher devem ser elevados, amorosos e positivos. Isso é meditar na ação, uma prática efetiva para pessoas muito ocupadas e ativas.




Brahma Kumaris






Fonte: www.bkumaris.org.br
Fonte da Gravura: Tumblr.com