sábado, 28 de janeiro de 2017

O ASPIRANTE SINCERO ADQUIRE A SABEDORIA SUPREMA

De que serve o estudo dos Upanishads e do Bhagavad Gita se não há transformação em nossos pensamentos ou modo de vida? Deve haver o desejo de mudar e progredir para um estado mais elevado de consciência. É somente então que podemos compreender, em certa medida, a relação entre o Universo fenomenal e o Divino. Você deve examinar onde suas práticas espirituais o estão levando. Você deve passar do estágio puramente mental para o estágio mais elevado de Além-mente e experimentar a unidade com a Consciência Universal. Você pode considerar isso extremamente difícil. Mas se você tiver dedicação e perseverança, é muito fácil. Não há nada no mundo mais fácil do que o caminho espiritual. Mas quando não há seriedade, parece difícil. É por isso que a Gita declarou: "Shraddhavan labhate Jnanam" (O aspirante sincero adquire a Sabedoria Suprema). Se você está profundamente interessado em qualquer coisa, você a realizará. (Discurso Divino, 16 de fevereiro de 1988)





Sathya Sai Baba





Fonte: http://www.sathyasai.org.br/
Fonte da Gravura: Tumblr.com

MEDITAÇÃO - TRANSCENDENDO O TEMPO E O PENSAMENTO

Todo o esforço empregue na meditação constitui a sua própria negação.

A meditação consiste no término da ação do pensamento; só então pode chegar a existir toda uma dimensão intemporal.

A meditação não constitui um meio para atingir um fim; é um fim em si mesma.

Aquele que medita deve deixar de existir para que a meditação possa ocorrer.

A meditação não é uma experiência nem uma lembrança erguida em torno de um dado prazer futuro.

A meditação diz sempre respeito ao presente enquanto que o pensamento pertence sempre ao passado.

Toda a consciência é pensamento, porém, o estado de meditação não ocorre dentro das suas fronteiras.

Meditar é transcender o tempo, tempo esse que é a distância que o pensamento percorre na sua realização.

Somente quando a mente transcende o tempo é que a verdade deixa de ser uma abstração. Então a benção deixa de ser uma ideia derivada do prazer e torna-se uma realidade não verbal.

O esvaziamento dos conteúdos temporais da mente constitui o silêncio da verdade, e percebê-lo é agir; desse modo não há divisão entre o ver e o fazer, pois nesse intervalo nasce todo o conflito, tristeza e confusão.

Aquilo que não possui tempo é Eterno.


(Texto adaptado)




J. Krishnamurti






Fonte: "A Arte da Meditação"
Tradução de A. Duarte (2002)
Fonte da Gravura:
http://www.taringa.net/posts/ciencia-educacion/16865761/Jiddu-Krishnamurti.html
http://fightlosofia.com/krishnamurti-en-imagenes-krishnamurti-in-pictures/

O QUE ESTAMOS SEMEANDO NO NOSSO CAMINHO?

Alguém deixa cair pedaços de vidro num caminho e, como é negligente, não os apanha, para que não fiquem ali. E pensa: «Outros os tirarão; se se ferirem, paciência!» E prossegue o seu caminho. Mas, o que essa pessoa não sabe, é que o destino humano não é uma linha reta: a sua trajetória é circular. Este exemplo do vidro partido é uma imagem para explicar que quem semeou perigos deverá, um dia, sofrer as consequências deles. Ele cava buracos e prepara armadilhas ao longo do caminho? A lei levá-lo-á a passar de novo exatamente pelo mesmo lugar e a cair nesses buracos ou nessas armadilhas. Então, ele terá tempo para meditar nas suas desventuras, para se queixar de que há pessoas más e estúpidas, e procurar descobrir quem elas são! Evidentemente, terá esquecido que foi ele. As pessoas que estão sempre a dizer «Quem vier atrás, que se arranje!» criam todas as dificuldades que, mais cedo ou mais tarde, irão atrapalhar a sua existência.




Omraam Mikhaël Aïvanhov





Fonte: www.prosveta.com
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal