sexta-feira, 9 de novembro de 2012

OBJETIVO DO CONHECIMENTO



(…) O maior de todos os erros é a má interpretação do objetivo final do conhecimento; pois, alguns homens ambicionam o conhecimento em função de uma natural curiosidade e uma índole inquiridora; alguns para entreter a mente com variação e deleite; alguns, para fins de retórica e reputação; alguns, para contendas e triunfos; muitos, para lucro e subsistência; e, bem poucos, a fim de empregar o Divino dom da razão para uso e benefício da humanidade.

Assim, alguns parecem buscar, no conhecimento, repouso para um espírito inquiridor; outros, rumos para uma mente errante; outros, posição elevadas; outros, uma cidadela, ou um posto de comando; outros, finalmente, uma loja, para lucro ou venda, ao invés de um patrimônio para a glória do Criador e o enriquecimento da vida humana.

Não obstante, o conhecimento deve ser dignificado e exaltado pela mais íntima e estrita conjunção de contemplação e ação (…). Porém, aqui não entendemos, por uso e ação a aplicação do conhecimento para fins lucrativos, pois, isto embarga o progresso do conhecimento, assim como o “pomo de ouro” atirado diante de Atalanta, que, ao se abaixar para apanhá-lo, perdeu a corrida. (…)


Francis Bacon


Fonte: Ensinos Rosacruzes (Ordem R+C, AMORC)
Fonte da Gravura: Acervo de autoria pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário